PERCEPÇÕES DA EQUIPE TÉCNICA ESCOLAR E DAS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE BULLYING E O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Ana Carolina Hyer de Faria da Silva Martins Colégio Pedro II
  • Cláudia Hernandez Barreiros UERJ/PPGEB/DEF/CAp

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.43436

Palavras-chave:

bullying, preconceito, diálogo, orientação educacional

Resumo

Este artigo foi construído a partir da pesquisa de mestrado que resultou na elaboração da dissertação intitulada “‘Nem sempre o adulto resolve’: o serviço de orientação educacional e as práticas de bullying no primeiro segmento do ensino fundamental.”.  O recorte elaborado destaca 1) as percepções da equipe escolar e dos responsáveis de educandos sobre o bullying em uma escola de referência do Rio de Janeiro; 2) o papel da orientação educacional e da equipe escolar nas práticas de prevenção e enfrentamento do bullying. Por meio de uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a sondagem de opinião, foi possível analisar as formas de bullying presentes na instituição, sua relação com o preconceito e as práticas pedagógicas/ funções de cada agente participante da pesquisa no processo de manutenção, prevenção e enfrentamento do bullying.

Biografia do Autor

Ana Carolina Hyer de Faria da Silva Martins, Colégio Pedro II

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atua no Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica - Colégio Pedro II. Experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Supervisão Escolar. Especialização em Supervisão e Administração Escolar (Cândido Mendes - 2010). Especialização em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ - 2012). Mestre em ensino de Educação Básica (PPGEB - 2016) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp- UERJ).

Cláudia Hernandez Barreiros, UERJ/PPGEB/DEF/CAp

Possui graduação em Pedagogia (1990), especialização em Supervisão da Educação e Orientação Educacional (2001) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Como Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Ensino Fundamental do CAp/UERJ, foi proponente e coordenou o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) nos seus primeiros 3 anos e meio de existência. Tem experiência como consultora da área de Ensino da CAPES. É membro do corpo editorial da Revista E-Mosaicos. Tem experiência significativa nos anos inicias do ensino fundamental, assim como na formação de professores/as em nível superior. Coordena diversos projetos e cursos de extensão, como "Práticas Alfabetizadoras", "Matemática no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem cultural" e "Educação, cultura e currículo: o cotidiano dos anos iniciais do ensino fundamental", assim como o curso de aperfeiçoamento "Como lidar com a diferença na escola". É líder do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), atuando mais diretamente na linha de pesquisa "Educação e Diferença". Seus temas principais são: currículo, cotidiano escolar, didática intercultural, diferença, inclusão, alfabetização, educação matemática, emprego de TICs, EAD e bullying

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

Martins, A. C. H. de F. da S., & Barreiros, C. H. (2019). PERCEPÇÕES DA EQUIPE TÉCNICA ESCOLAR E DAS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS NUMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE BULLYING E O PAPEL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. E-Mosaicos, 8(18), 160–175. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.43436

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E BULLYING NA ESCOLA