CAROLINA: MARIAS QUE NÃO SE CALAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.43135

Palavras-chave:

Escrita, Literatura, Existência.

Resumo

Neste artigo contextualizamos a vida e as obras de Carolina Maria de Jesus, bem como cortejamos as suas palavras encharcadas do cotidiano vivido, inscritas no livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada, publicado em 1960. Carolina é uma personalidade feminina importante da Literatura Brasileira por se contrapor aos arquétipos estabelecidos pelo âmbito social, em relação às personalidades literárias tidas como canônicas. A obra foi inspiração para que alunos do Ensino Médio, impactados pela vida de Carolina, traçassem suas histórias em escritas.

Biografia do Autor

Ana Guimarães Corrêa Ramos Muniz, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Mestranda em Ensino na Universidade Federal Fluminense (UFF). Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil.

Alexsandro Rosa Soares, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Professor de Língua Portuguesa e Literaturas da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). Itaperuna, RJ, Brasil.

Cristiana Callai, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino. Universidade Federal Fluminense (UFF) / Instituto do Noroeste Fluminense de Ensino Superior (INFES). Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Muniz, A. G. C. R., Soares, A. R., & Callai, C. (2019). CAROLINA: MARIAS QUE NÃO SE CALAM. E-Mosaicos, 8(18), 17–30. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.43135

Edição

Seção

ARTIGOS