UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA HISTÓRIA DA FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.42890

Resumo

A História da Física é um recurso capaz de contribuir para tornar o ensino de Física mais crítico, revelando uma preocupação em favorecer um melhor entendimento da realidade. Conhecer a História da Física, o seu desenvolvimento e o processo de aceitação e consolidação de teorias científicas podem ajudar a frisar a não linearidade do desenvolvimento dos conhecimentos da Física e as diferentes leituras que dela podemos ter. Ao longo de vinte aulas envolvendo três turmas do 3º ano do Ensino Médio Integrado (EMI), do IFTO - Campus Palmas, utilizamos uma estratégia didática fundamentada em cinco eixos: apresentação de filme, apresentação de PowerPoint, leitura e discussão de textos históricos, um experimento simples baseado na construção de um eletroscópio de folhas e uma atividade avaliativa escrita. Os resultados obtidos mostraram que houve uma evolução na aprendizagem dos conceitos físicos e também uma maior motivação por parte dos alunos durante as aulas, permitindo salientar a relevância de se abordar a Física contextualizada em sua História e a importância da História da Física para os processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Nádia Vilela Pereira, Professora IFTO-Campus Palmas Doutoranda Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)

Nádia Vilela Pereira

Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFTO Campus Palmas

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo.  Professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul - Graduação, na Especialização e em cursos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Pereira, N. V., & Araújo, M. S. T. de. (2019). UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA HISTÓRIA DA FÍSICA. E-Mosaicos, 8(18), 92–114. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.42890

Edição

Seção

ARTIGOS