OS SENTIDOS DE BULLYING NAS VOZES DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDENDO E CRESCENDO COM OS CONFLITOS NA ESCOLA

Autores

  • Maíra de Oliveira Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luís Paulo Cruz Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). https://orcid.org/0000-0002-2153-5229
  • Julia Tavares de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.42284

Palavras-chave:

bullying - violência - autonomia moral – sala de aula – iniciação à docência

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar análises e reflexões sobre os sentidos do bullying a partir das vozes das crianças.  As atividades foram desenvolvidas no projeto de Iniciação à Docência, que ocorre em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do CAp-UERJ e tem como título “Aprendendo e crescendo com os conflitos na escola: o respeito ao outro a serviço do desenvolvimento no ensino”. Nas rodas de discussão em sala de aula, focalizamos temas como tolerância, respeito e justiça. Para a elaboração e desenvolvimento do projeto, apoiamo-nos nos estudos de autores que discutem  autonomia moral. Como pressupostos metodológicos, operamos a partir da pesquisa-ação em que produzimos informações e conhecimentos sobre a ação pedagógica cotidiana. Além da observação, também trabalhamos com o diário de campo como forma de registro das atividades, escrita e imagens. Como análises e reflexões iniciais, temos: i) O diálogo deve ser entendido como uma prática pedagógica; ii) A construção de um debate que envolva autonomia moral e ética requer o entendimento de que a criança é sujeito ativo no processo de dialogicidade e reflexão sobre o mundo.

Biografia do Autor

Maíra de Oliveira Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Luís Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor do Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Julia Tavares de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Freitas, M. de O., Borges, L. P. C., & Carvalho, J. T. de. (2019). OS SENTIDOS DE BULLYING NAS VOZES DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDENDO E CRESCENDO COM OS CONFLITOS NA ESCOLA. E-Mosaicos, 8(18), 176–188. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.42284

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E BULLYING NA ESCOLA