TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS: IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES

Autores

  • Márcia Regina Kaminski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE https://orcid.org/0000-0001-5705-0322
  • Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marcos Lübeck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40937

Palavras-chave:

Educação Indígena, Educação Matemática, Ensino por multimeios, GeoGebra, Cultura Guarani.

Resumo

O uso de recursos tecnológicos como apoio didático-pedagógico contribui para o interesse dos estudantes, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Porém, em contextos educacionais específicos, como nas comunidades indígenas, são encontradas inúmeras dificuldades na implementação desses recursos. Este artigo versa sobre a utilização do software GeoGebra nas aulas de Matemática, realizadas no Laboratório de Informática, com alunos do Ensino Médio, em uma Escola Indígena Guarani, na abordagem do conteúdo de Geometria Plana, revelando as contribuições e as dificuldades encontradas durante essa experiência, e aponta para importância do emprego das tecnologias digitais na Educação Escolar Indígena, tanto para o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos quanto para a superação das dificuldades dos alunos em relação ao uso dessas tecnologias.

Biografia do Autor

Márcia Regina Kaminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu (2018). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel (2003), Pós Graduada em Ensino da Matemática, com Curso Técnico Em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal do Paraná. Desde 2004 é Instrutora de Informática Educacional - Secretaria Municipal De Educação de Cascavel-PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática Educacional, atuando e com interesse em pesquisa nos seguintes temas: Sistemas de Numeração e Ensino, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Raciocínio Computacional e Robótica Educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Metodologias Ativas e Inovativas de Ensino. Como trabalho complementar, atualmente desenvolve Projeto de Horta e Jardinagem Escolar.

Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Matemática _ licenciatura pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu. Graduação em Física _ licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduação em educação do campo, Educação especial inclusiva, Metodologia de matemática e física, pela Faculdade São Luiz. Mestrando em Ensino _ Linha de pesquisa: Ciências e Matemática _ pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é professor de matemática no Colégio Uniguaçu (Formação de Docentes e Técnico em enfermagem) e Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo. Tem experiências em diversas áreas do conhecimento da matemática e da física, fato este por ter trabalhado com vários cursos técnicos, ensino fundamental, médio e ensino superior. Suas propostas de pesquisas é a diversidade no ensino de matemática, levando em consideração a realidade sociocultural dos seus alunos. Promovendo um amplo olhar para as diferente didáticas no ensinar matemática/física. Em especial as comunidades indígenas Guarani.

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria/RS. Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Rio Claro/SP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu/PR - no Curso de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nas Relações entre História, Cultura e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática e Diversidade; Etnomatemática e Educação Etnomatemática; História das Matemáticas de Diferentes Culturas; Formação de Professores de Matemática.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Clodis Boscarioli é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) - nível de Mestrado e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) - nível de Mestrado Profissional, ambos na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Inteligência Aplicada) da UNIOESTE e pesquisador colaborador nos grupos de pesquisa ICONE-EPUSP e Tecnologias no uso, no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Kaminski, M. R., Ribeiro, R. G. T., Lübeck, M., & Boscarioli, C. (2019). TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS: IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES. E-Mosaicos, 8(17), 98–113. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40937

Edição

Seção

ARTIGOS