TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS: IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES

Márcia Regina Kaminski, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck, Clodis Boscarioli

Resumo


O uso de recursos tecnológicos como apoio didático-pedagógico contribui para o interesse dos estudantes, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Porém, em contextos educacionais específicos, como nas comunidades indígenas, são encontradas inúmeras dificuldades na implementação desses recursos. Este artigo versa sobre a utilização do software GeoGebra nas aulas de Matemática, realizadas no Laboratório de Informática, com alunos do Ensino Médio, em uma Escola Indígena Guarani, na abordagem do conteúdo de Geometria Plana, revelando as contribuições e as dificuldades encontradas durante essa experiência, e aponta para importância do emprego das tecnologias digitais na Educação Escolar Indígena, tanto para o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos quanto para a superação das dificuldades dos alunos em relação ao uso dessas tecnologias.


Palavras-chave


Educação Indígena; Educação Matemática; Ensino por multimeios; GeoGebra; Cultura Guarani.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40937


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: