A VIOLÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Monique Marques Longo UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40867

Palavras-chave:

Violência escolar, bullying, formação docente, licenciaturas, pensamento

Resumo

Conceitos como violência escolar, homicídios, conflitos interpessoais, bullying, agressões físicas e verbais têm sido veiculados cada vez mais não apenas no ambiente escolar mas nas mídias em geral. A temática faz urgir a inserção de propostas de combate ao problema tanto nas agendas políticas como na formação docente. Mas como esses temas têm sido abordados nos cursos de licenciatura ante a iminência da problemática na escola? O presente artigo objetiva responder a questão a partir de uma pesquisa empírica realizada em seis cursos de licenciatura de três universidades cariocas, duas públicas e uma privada. São apresentadas análises de conteúdos dos seis currículos analisados e informações construídas a partir de dezenoves entrevistas com alunos e professores inseridos nesses cursos. Constatou-se a superficialidade e insuficiência da temática nos cursos de formação docente assim como a eficácia de uma experiência realizada por uma disciplina constituinte de um dos cursos analisados. 

Biografia do Autor

Monique Marques Longo, UERJ

Doutora em educacao pela Puc rio, mestre em educacao UFRJ e professora UERJ

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

Longo, M. M. (2019). A VIOLÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE. E-Mosaicos, 8(18), 145–159. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40867

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E BULLYING NA ESCOLA