CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DE REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS: ASPECTOS SEMIÓTICOS E MATEMÁTICOS DA FOTOGRAFIA

Evelize Hofelmann Bachmann, Thaisa Karina Kruger Kursancew, Kariston Pereira, Iandra Pavanati, Fabíola Sucupira Ferreira Sell

Resumo


Este estudo tem como objetivo investigar, a partir das concepções semióticas de Charles Sanders Peirce (1839-1914) e Lúcia Santaella (1944- ) a construção de conhecimentos matemáticos por meio de representações semióticas da fotografia. Em sua obra, Peirce dedicou-se ao estudo de diversas áreas da ciência, sendo uma delas a da semiótica, que para o filósofo deve ser pensada como uma lógica, a qual será retratada neste trabalho. Nesse viés, a fotografia por meio da linguagem semiótica produz significado e sentido naquele que a observa, sendo pensada neste estudo como uma possibilidade de ferramenta para a aprendizagem matemática. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se a resposta para a seguinte questão: como construir conhecimentos matemáticos a partir de representações apresentadas pela fotografia? Como considerações finais, concluiu-se com a pesquisa que é possível promover a aprendizagem matemática por meio da fotografia com fotos do cotidiano, uma vez que é possível encontrar elementos matemáticos no meio social, bem como a fotografia também possibilita a reflexão do contexto urbano sobre várias perspectivas.

Palavras-chave


Semiótica; Peirce; Fotografia; Matemática; Representações

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40739


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: