CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DE REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS: ASPECTOS SEMIÓTICOS E MATEMÁTICOS DA FOTOGRAFIA

Autores

  • Evelize Hofelmann Bachmann Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Thaisa Karina Kruger Kursancew Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Kariston Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Iandra Pavanati Grupo Educacional Censupeg e do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio – INESA
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40739

Palavras-chave:

Semiótica, Peirce, Fotografia, Matemática, Representações

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar, a partir das concepções semióticas de Charles Sanders Peirce (1839-1914) e Lúcia Santaella (1944- ) a construção de conhecimentos matemáticos por meio de representações semióticas da fotografia. Em sua obra, Peirce dedicou-se ao estudo de diversas áreas da ciência, sendo uma delas a da semiótica, que para o filósofo deve ser pensada como uma lógica, a qual será retratada neste trabalho. Nesse viés, a fotografia por meio da linguagem semiótica produz significado e sentido naquele que a observa, sendo pensada neste estudo como uma possibilidade de ferramenta para a aprendizagem matemática. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se a resposta para a seguinte questão: como construir conhecimentos matemáticos a partir de representações apresentadas pela fotografia? Como considerações finais, concluiu-se com a pesquisa que é possível promover a aprendizagem matemática por meio da fotografia com fotos do cotidiano, uma vez que é possível encontrar elementos matemáticos no meio social, bem como a fotografia também possibilita a reflexão do contexto urbano sobre várias perspectivas.

Biografia do Autor

Evelize Hofelmann Bachmann, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT)- UDESC, Pós-Graduada em Tecnologias Educacionais – UNISOCIESC, Graduada em Design- Programação Visual – UNIVILLE, Professora da Unisociesc e do SENAC (SC).

Thaisa Karina Kruger Kursancew, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT)- UDESC, Graduada em Pedagogia – UDESC, Professora da Rede municipal de Joinville.

Kariston Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC, Mestre em Ciência da Computação – UFSC, Bacharel em Ciência da Computação – UDESC, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT).

Iandra Pavanati, Grupo Educacional Censupeg e do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio – INESA

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC, Mestra em Educação – UFSC, Graduada em História – UDESC, Professora do Grupo Educacional Censupeg e do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio – INESA.

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora e mestre em Linguística – UFSC, Licenciada em letras-Alemão e Bacharel em Letras-Libras – UFSC, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT).

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Bachmann, E. H., Kursancew, T. K. K., Pereira, K., Pavanati, I., & Sell, F. S. F. (2019). CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR MEIO DE REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS: ASPECTOS SEMIÓTICOS E MATEMÁTICOS DA FOTOGRAFIA. E-Mosaicos, 8(17), 114–131. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40739

Edição

Seção

ARTIGOS