TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO PAMPA: INTERVENÇÃO PRECOCE COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO.

Autores

  • Thainá Pedroso Machado Universidade Federal do Pampa
  • Claudete da Silva Lima Martins Universidade Federal do Pampa
  • Francéli Brizolla Universidade Federal do Paraná
  • Rita de Cássia Cóssio Rodriguez Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40688

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Intervenção Precoce, Inclusão, Escola, Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo apresenta e analisa as práticas formativas realizadas durante o projeto de extensão  “Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa: Intervenção precoce com crianças que apresentam o Transtorno do Espectro do Autismo" e que teve por objetivo oportunizar a formação continuada para professores que atuam em uma Escola de Educação Infantil do sul do Rio Grande do Sul/Brasil, por meio da realização de tertúlias formativas, sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), buscando construir coletivamente alternativas inovadoras para intervenção precoce em crianças que apresentam esse transtorno. O projeto, desenvolvido em 2017, numa abordagem qualitativa e metodologia dialética, contou com professores, profissionais da educação e saúde, pais de alunos - crianças - com TEA matriculados na escola. No decorrer do projeto, ocorreram Tertúlias, reuniões de estudo, de pesquisa e de trabalho, discutindo os instrumentos de avaliação e planejamento a partir da proposta de Intervenção Precoce centrada na família, desenvolvido em Portugal, tendo como referência os estudos de Bronfenbrenner, entre outros teóricos de suporte. Com o projeto, foi possível colaborar na produção de conhecimentos sobre o TEA e inclusão escolar, além de contribuir para construção de práticas pedagógicas que favoreceram a inclusão educacional no contexto escolar.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Machado, T. P., Martins, C. da S. L., Brizolla, F., & Rodriguez, R. de C. C. (2019). TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO PAMPA: INTERVENÇÃO PRECOCE COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. E-Mosaicos, 8(17), 34–42. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40688

Edição

Seção

ARTIGOS