"O QUE É ISSO CRESCENDO NO MEU BARCO? ”: UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO E EXTENSÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MARINHA

Autores

  • Humberto Freitas de Medeiros Fortunato Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPG-Ocn / UERJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
  • Yollanda Carolina da Silva Ferreira Vançato Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE / UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. https://orcid.org/0000-0002-5835-2194

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40484

Palavras-chave:

Bioincrustação, Divulgação científica, Extensão universitária, Organismos marinhos bentônicos, Projeto Grael.

Resumo

Um projeto de Extensão Universitária foi desenvolvido no ano de 2018 com o objetivo de fornecer conhecimento teórico e prático sobre assuntos relacionados à Biologia Marinha. Oito alunos adolescentes da turma de vela Básico Dingue 2 da ONG Projeto Grael, em Jurujuba, Niterói - Rio de Janeiro participaram das atividades teórico-práticas do projeto. Os alunos mostraram seu conhecimento prévio acerca do assunto, desenvolveram um experimento científico de bioincrustação in situ e produziram cartazes para demonstrar o conhecimento adquirido. De forma geral, o projeto foi executado com sucesso, pois teve um retorno positivo do público-alvo. Este projeto pode ser repetido com diferentes públicos e assim esperamos minimizar o distanciamento entre sociedade e Universidade, atingindo principalmente atuais e futuros profissionais do mar, através da troca de conhecimento teórico e prático sobre Biologia Marinha.

Biografia do Autor

Humberto Freitas de Medeiros Fortunato, Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPG-Ocn / UERJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Doutorando em Oceanografia (PPG OCN - UERJ), mestre em Ecologia e Evolução (PPGEE - UERJ) e bacharel em Biologia Marinha (FAMATh). Atualmente estou vinculado ao Laboratório de Genética Marinha (LGMar) do Departamento de Genética (DGen - UERJ), inserido no projeto do Grupo de Pesquisa do CNPq: ?Genética Marinha, Molecular de Populações e da Conservação?, sob orientação da Profa. Dra. Gisele Lôbo Hajdu. Minhas áreas de interesse são: ecologia de comunidades marinhas, com ênfase em organismos bentônicos sésseis, ecologia de esponjas marinhas, ecologia química, fluxo gênico e taxonomia integrativa. Busco utilizar diferentes ferramentas morfológicas, genéticas e químicas para identificação de novas espécies de esponjas marinhas (Ordem Suberitida), assim como compreender a interação das entre espécies e com o ambiente em que estão inseridas.

Yollanda Carolina da Silva Ferreira Vançato, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE / UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Graduada em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2014. Tornou-se mestre em Ecologia e Evolução pela mesma universidade em 2016. Atualmente cursa o doutorado pelo programa de pós graduação em ecologia e evolução na mesma universidade. Atua no Laboratório de Ecologia Marinha Química (LEMARQUI-UERJ), em pesquisas sobre Nanobiocidas para controle de organismos incrustantes marinhos, sob a orientação da profª Beatriz Grosso Fleury. Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia marinha, ecologia marinha química e na área de Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Fortunato, H. F. de M., & Vançato, Y. C. da S. F. (2019). "O QUE É ISSO CRESCENDO NO MEU BARCO? ”: UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO E EXTENSÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MARINHA. E-Mosaicos, 8(18), 115–129. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.40484

Edição

Seção

ARTIGOS