O MUSEU COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA: O ESPAÇO MUSEOLÓGICO E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.39148

Palavras-chave:

História, Memória, Museu, Patrimônio cultural, Ensino de História.

Resumo

Com este trabalho temos o objetivo de discutir os espaços museológicos como locais de conhecimento, memória e História e as possibilidades que estes oferecem para o ensino e aprendizagem em História. Para isso, buscamos na Casa Museu Máximo Rebouças, localizado no município de Areia Branca/RN, uma proposta de estudo analítico sobre a temática da história, da memória e do patrimônio cultural com a linguagem museológica. Traçamos uma discussão sobre os vínculos que os sujeitos estabelecem com os espaços vivenciados e as relações identitárias e históricas construídas, bem como sobre os elos entre o ensino de História, a memória e o patrimônio cultural. Por meio de um estudo analítico entre as linguagens utilizadas pelos museus-memória e museus-narrativa, e ainda pela diferença entre história e memória, defendemos a Casa Museu Máximo Rebouças como um espaço museológico. Concluímos que os espaços museológicos são espaços nos quais os sujeitos estabelecem conexões com os acontecimentos históricos, sendo ambientes necessários, apropriados e de grandes possibilidades para a aprendizagem em História, mas ainda pouco explorados no ensino.

Biografia do Autor

Daniel Syllas Pereira Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN). Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucionalgraduação e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Aluno do curso de Licenciatura em Matemática pela UFERSA. Professor do ensino fundamental.

Macelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pesquisador do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM).É licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010), mestre (2012) e doutor (2017) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, câmpus de Rio Claro), com período sanduíche realizado na Universidade de Lisboa (2015). Atualmente, é professor da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino – UERN/UFERSA/IFRN), e membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (Ghoem) e do Grupo de Estudos do Pensamento Complexo (Gecom).

Paulo Augusto Tamanini, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor e orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagens e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq). Membro do Athens Institute for Education and Research (ATINER) e do Athens Center for Classical & Byzantine Studies (Atenas, Grécia). Pós-Doutor em História pela Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal do Paraná (PNPD/CAPES 2014-2017). Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013); Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010).Especialização em Teologia Bizantina pela Θεολογική Σχολή Αγίων Κυρίλλου και Μεθοδίου - Grécia (2001). Especialização em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Possui Licenciatura em Filosofia pela UNIFEBE (1991) e Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano (2018). 

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Sousa, D. S. P., Morais, M. B. de, & Tamanini, P. A. (2019). O MUSEU COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA: O ESPAÇO MUSEOLÓGICO E O ENSINO DE HISTÓRIA. E-Mosaicos, 8(17), 43–60. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.39148

Edição

Seção

ARTIGOS