ESTUDANTES EM CENA: A OCUPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Marcela Moraes de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38693

Palavras-chave:

ciclo de políticas, gestão democrática, participação, movimento de ocupação.

Resumo

A gestão democrática (AMARAL, 2016; LIMA, 1998, 2011, 2014, 2018) é tema discutido neste artigo a partir do movimento de ocupação das escolas no Rio de Janeiro, em 2016. Analisamos seus ordenamentos legais e a demanda pela participação na seleção de diretores das escolas públicas no estado. Ball e Bowe (1994) constituem a referência da política em ação na perspectiva do ciclo de políticas e seus contextos. Com Mouffe (2015, 2016), refletimos a prática da política democrática e o diálogo com Tatagiba (2012) aproxima a ocupação aos movimentos sociais para entender a ação política. Por fim, acenamos os rearranjos de uma política verticalizada no contexto da prática.

 

Biografia do Autor

Marcela Moraes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Educação pela UFRJ; Doutoranda em Educação pela UFRJ; Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ.

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Castro, M. M. de, & do Amaral, D. P. (2019). ESTUDANTES EM CENA: A OCUPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO RIO DE JANEIRO. E-Mosaicos, 8(17), 3–18. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38693

Edição

Seção

ARTIGOS