A ABORDAGEM DO CÂNCER NOS LIVROS DE BIOLOGIA PNLD 2015

Thaís Porto Amadeu, Kátia Regina Xavier Pereira da Silva, Juliana França da Costa, Raquel da Silva Corrêa, Ana Patrícia da Silva, Maria Helena Faria Ornellas de Souza

Resumo


De todos os casos de câncer no mundo, 80% a 90% estão associados a fatores ambientais. As causas são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. O objetivo central deste artigo é analisar como o câncer é tratado nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático no Ensino de Biologia referente ao triênio 2015-2017. Foram analisadas nove coleções. Os dados apresentados demonstram que existe abertura para discussão sobre o assunto na maioria das obras, embora a temática não seja discutida de maneira explícita e consistente em nenhuma delas. Consideramos como um resultado relevante as possibilidades apresentadas pelos Livros Didáticos para se discutir a temática, embora haja a necessidade da realização de outras ações entre as quais a formação continuada dos professores a respeito de temas ligados à saúde em geral e a desmitificação de assuntos ligados ao câncer, sobretudo no âmbito das relações cotidianas.


Palavras-chave


Câncer; Livro didático; Ensino; Biologia; Saúde

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38680


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: