JUVENTUDES EM TRÂNSITO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM O CONHECIMENTO ESCOLAR.

Autores

  • Luís Paulo Cruz Borges Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.34444

Palavras-chave:

conhecimento escolar– escola contemporânea – etnografia –juventude

Resumo

A relação dos jovens estudantes do Ensino Médio com o conhecimento escolar é objeto de estudo do presente artigo. Pauta-se na abordagem teórico-metodológica etnográfica, situada na fronteira entre a antropologia e a educação. Assim, foram utilizados o caderno de campo, notas etnográficas, descrição densa, entrevistas, fotografias, observação participante e produções textuais como formas de apreender um recorte da realidade social. Articulam-se as categorias conhecimento escolar e juventudes privilegiando uma abordagem pós-crítica e pós-colonial para pensar a escola e seus sujeitos. Questiona-se como jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro se relacionam com o conhecimento socializado pela escola?  Opera-se numa lógica de que há uma polifonia nas vozes discentes que podem ser escutadas como forma de uma produção curricular pensando os dissensos como caminhos possíveis a partir da ideia de juventudes em trânsito abordando a relação dos jovens com seus processos educacionais e suas imagens. À guisa de conclusão, defende-se a ideia de que o conhecimento escolar, entendido como atos de significação, é uma dimensão criadora dos modos de subjetivação e diferença, capaz de permitir a emergência dos trânsitos juvenis presentes na escola de hoje. 

Biografia do Autor

Luís Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ CAp-UERJ e da Rede Estadual de Edução do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Borges, L. P. C. (2018). JUVENTUDES EM TRÂNSITO: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM O CONHECIMENTO ESCOLAR. E-Mosaicos, 7(15), 20–32. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.34444

Edição

Seção

TEMÁTICA: ESCOLA - JUVENTUDES E CONSUMO