#DIFERENÇA: IMAGENS DENTROFORA DA ESCOLA

Autores

  • Cristiano Sant'anna de Medeiros UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.34200

Palavras-chave:

Imagens, Facebook, Sociedade do compartilhamento

Resumo

Partindo das premissas dos estudos nos/dos/com os cotidianos, esta pesquisa de doutorado teve como objetivo pensar com imagens compartilhadas por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio,  as noções de diferença tecidas com essa prática em suas articulações com as narrativas que engendraram. As imagens em questão foram compartilhadas na rede social da internet Facebook, em  páginas correspondentes a  grupos criados para este fim, denominados #Diferença e que operaram como dispositivo de pesquisa-intervenção, situando-se em um contexto que enunciamos como “sociedade do compartilhamento”. Buscamos pensar com fragmentos das redes de significações tecidas no momento em que eram compostas, problematizando conceitos, representações, dogmas e rupturas em relação a perspectivas tradicionais e hegemônicas da noção de diferença. As imagens, acompanhadas de suas narrativas/análises, nos deram pistas para pensar nos múltiplos atravessamentos e bricolagens entre imagens e ideias de diferença.

Biografia do Autor

Cristiano Sant'anna de Medeiros, UERJ

Doutor em Educação pelo Proped/UERJ, Membro Pesquisador dos Grupos de Pesquisa CUNADI E KÉKERÉ (CNPQ), Professor e Coordenador Pedagógico da SEEDUC/RJ

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Medeiros, C. S. de. (2018). #DIFERENÇA: IMAGENS DENTROFORA DA ESCOLA. E-Mosaicos, 7(15), 115–127. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.34200

Edição

Seção

TEMÁTICA: ESCOLA - JUVENTUDES E CONSUMO