#DIFERENÇA: IMAGENS DENTROFORA DA ESCOLA

Authors

  • Cristiano Sant'anna de Medeiros UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.34200

Keywords:

Imagens, Facebook, Sociedade do compartilhamento

Abstract

Partindo das premissas dos estudos nos/dos/com os cotidianos, esta pesquisa de doutorado teve como objetivo pensar com imagens compartilhadas por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio,  as noções de diferença tecidas com essa prática em suas articulações com as narrativas que engendraram. As imagens em questão foram compartilhadas na rede social da internet Facebook, em  páginas correspondentes a  grupos criados para este fim, denominados #Diferença e que operaram como dispositivo de pesquisa-intervenção, situando-se em um contexto que enunciamos como “sociedade do compartilhamento”. Buscamos pensar com fragmentos das redes de significações tecidas no momento em que eram compostas, problematizando conceitos, representações, dogmas e rupturas em relação a perspectivas tradicionais e hegemônicas da noção de diferença. As imagens, acompanhadas de suas narrativas/análises, nos deram pistas para pensar nos múltiplos atravessamentos e bricolagens entre imagens e ideias de diferença.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristiano Sant'anna de Medeiros, UERJ

Doutor em Educação pelo Proped/UERJ, Membro Pesquisador dos Grupos de Pesquisa CUNADI E KÉKERÉ (CNPQ), Professor e Coordenador Pedagógico da SEEDUC/RJ

Published

2018-08-31

How to Cite

MEDEIROS, Cristiano Sant’anna de. #DIFERENÇA: IMAGENS DENTROFORA DA ESCOLA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 15, p. 115–127, 2018. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.34200. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/34200. Acesso em: 9 may. 2025.

Issue

Section

TEMÁTICA: ESCOLA - JUVENTUDES E CONSUMO