ESTRANHOS NO NINHO: JUVENTUDE, CONSUMO E ESCOLA

Autores/as

  • Pedro Henrique de Oliveira de Souza Instituto de Biologia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Jacqueline Girão Soares de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.34194

Palabras clave:

juventude, identidade, consumo, escola

Resumen

Apresentamos um projeto desenvolvido por um grupo de pesquisa e extensão em educação ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que focalizou a relação de jovens com o consumo e as mediações realizadas pela escola. A partir de referenciais teóricos críticos e pós críticos sobre consumo e juventude, analisamos entrevistas de tipo grupo focal com estudantes, gestores, técnicos e docentes de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Os entrevistados expuseram suas visões a respeito do consumo entre jovens, relataram atividades desenvolvidas na escola e revelaram seus sonhos e práticas de consumo. Os dados produzidos geraram reflexões sobre o aspecto geracional da problemática do consumo, as identidades juvenis e as ações da escola nesse contexto. Em diálogo com pesquisas sobre juventude, defendemos que os conflitos em torno da relação juventude/consumo têm relação com a dificuldade de se considerar os jovens como sujeitos sociais, capazes de interpretar e dar sentido ao mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Didática

Faculdade de Educação

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

SOUZA, Pedro Henrique de Oliveira de; LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de. ESTRANHOS NO NINHO: JUVENTUDE, CONSUMO E ESCOLA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 15, p. 33–48, 2018. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.34194. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/34194. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

TEMÁTICA: ESCOLA - JUVENTUDES E CONSUMO