#CONECTE-SE, PARTICIPE E APRENDA HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDE E CONHECIMENTO HISTÓRICO NO ESPAÇO ESCOLAR EM CONTEXTOS URBANOS

Autores

  • Maria Aparecida Cabral Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33424

Palavras-chave:

História ensinada, jovens talentos, tecnologia, aprendizagens significativas, redes sociais

Resumo

O presente artigo apresenta resultados preliminares obtidos com a execução do projeto submetido à Faperj em 2017, intitulado História.com: ensino de história, fontes documentais e historiografia, voltado à inserção de estudantes do Ensino Médio em atividades científica na área da História, bem como problematiza os usos políticos das diversas mídias comunicativas, redes sociais e tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas atividades formativas do ensino do conhecimento histórico escolar, realizados pelos jovens participantes durante os encontros de orientação. Focaliza-se um conjunto de práticas construídas nesse contexto formativo, em que a colaboração, a empatia e o protagonismo desses sujeitos tornam-se elementos fundamentais para se pensar novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem da história escolar.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Cabral, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, na disciplina de Estágio Supervisionado na Licenciatura em História e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História  da UERJ, Mestrado Profissional em Rede Nacional (Profhistória).

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Cabral, M. A. (2018). #CONECTE-SE, PARTICIPE E APRENDA HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDE E CONHECIMENTO HISTÓRICO NO ESPAÇO ESCOLAR EM CONTEXTOS URBANOS. E-Mosaicos, 7(15), 101–114. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33424

Edição

Seção

TEMÁTICA: ESCOLA - JUVENTUDES E CONSUMO