DERRUBANDO MUROS E CERCAS: NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI

Leonardo Freire Marino

Resumo


A escola ocupa um lugar central em nossas vidas. No entanto, desde as últimas décadas do século XX, a escola vive uma crise sem precedentes. Seus objetivos, procedimentos e normas de funcionamento não carregam a eficiência que apresentavam no passado. Parte desta crise tem suas origens na passagem das Sociedades Disciplinares para as Sociedades de Controle e nos processos de construção de novas subjetividades e formas de ser e estar no mundo, aspectos característicos da transição entre os dois modelos de Sociedade. Frente a este cenário, o presente artigo propõe investigar o papel que a Educação Geográfica deve desempenhar nos novos tempos.


Palavras-chave


Sociedade Disciplinar; Sociedade de Controle; Ensino de Geografia; Educação Geográfica; Prática de Ensino

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33108


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: