A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS CONCRETOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: ABORDANDO COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME

Autores

  • Natália Alves Machado Programa de Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências da Universidade do Porto
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz Cruz Professor do Departamento de Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil) e Pós-Doutorando do IFIMUP-IN, Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto (Portugal).

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29717

Palavras-chave:

ensino de física, aprendizagem, experimentação

Resumo

Num mundo onde a tecnologia se faz presente em cada instante na nossa vida, permitindo que qualquer informação chegue a nós em poucos segundos, a escola parece não trazer novidades ou despertar o interesse dos estudantes. Além disso, na maioria das situações, muitos dos conteúdos apresentados pelos professores não são conectados com a vida diária daqueles presentes em sala de aula. Uma forma de mudar esse cenário é buscar elementos que possam envolver os estudantes com os conteúdos apresentados, por meio de atividades nas quais eles estejam em uma ação mais ativa com o tema. Dentro dessa ideia, nesse trabalho é apresentada uma proposta de abordagem de comprimento, área e volume, visando fornecer o entendimento desses conceitos para a compreensão de grandezas físicas que fazem uso delas, por meio de práticas simples e que tornam os alunos elementos responsáveis pela sua própria aprendizagem.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Machado, N. A., & Cruz, F. A. de O. C. (2018). A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS CONCRETOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: ABORDANDO COMPRIMENTO, ÁREA E VOLUME. E-Mosaicos, 7(15), 198–209. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29717

Edição

Seção

ARTIGOS