O DESAFIO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA BÁSICA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Vera Nácia Duarte Franco
  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto UERJ
  • Lidiane Aparecida de Almeida UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26617

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.26617

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a importância de compreender como os processos e as práticas educacionais interferem na qualidade da educação. Parte-se do pressuposto de que a boa formação do docente é essencial para que se estabeleça uma prática reflexiva, consciente e transformadora e de que a utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC) pode potencializar e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo. Embora a inserção das TIC configure um desafio na Educação, a pesquisa realizada para a elaboração deste trabalho mostrou, entre outras coisas, que é necessária uma mudança de paradigma para a construção de uma nova escola. Tal mudança depende de investimentos na formação inicial e continuada dos professores para utilizar pedagogicamente as Tecnologias da Informação e da Comunicação de forma significativa.

 

Recebido em: 30/08/2016 | Aceito em: 30/10/2016

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Franco, V. N. D., Porto, M. B. D. da S. M., & Almeida, L. A. de. (2016). O DESAFIO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA BÁSICA CONTEMPORÂNEA. E-Mosaicos, 5(10), 12–20. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.26617

Edição

Seção

ARTIGOS