O PANÓPTICO ESCOLAR, OU O TEMPO DISCIPLINAR: ELEMENTOS PARA UMA MICROFÍSICA DAS RELAÇÕES FETICHISTAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Sergio Ricardo Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.24820

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2016.24730

O presente texto busca analisar certos elementos do pensamento foucaultiano, que concorreriam para pensar-se uma "microfísica das relações fetichistas educacionais". Para tanto, pôs-se a reunir estes elementos a partir, principalmente, da obra Vigiar e Punir (1975), empreendendo-se o estudo no marco da emergência da "sociedade disciplinar" e que poderia estar em consonância com a produção temática das relações fetichistas modernas. Dentre os elementos desta busca para uma análise educacional estão o tempo e o Esclarecimento.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Oliveira, S. R. (2016). O PANÓPTICO ESCOLAR, OU O TEMPO DISCIPLINAR: ELEMENTOS PARA UMA MICROFÍSICA DAS RELAÇÕES FETICHISTAS EDUCACIONAIS. E-Mosaicos, 5(9), 62–73. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2016.24820

Edição

Seção

ARTIGOS