EXPERIÊNCIAS DO OBSERVATÓRIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: EM FOCO AS PRÁTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Márcia Denise Pletsch
  • Mariana Corrêa Pitanga De Oliveira
  • Marcela Francis Costa Lima

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17125

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17125

Este texto apresenta as práticas e pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo Observatório da Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem, sobretudo a partir de 2008, com a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e das Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. A análise focará, a partir de pesquisa de campo na perspectiva qualitativa, os impactos dessas mudanças nas práticas pedagógicas dos professores e a sua formação, assim como no desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, a diversidade de propostas adotadas entre as redes de uma mesma região. Igualmente, ilustraram os desafios vivenciados pelos professores na garantia de tais diretrizes.

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Publicado

2015-07-05

Como Citar

Pletsch, M. D., De Oliveira, M. C. P., & Lima, M. F. C. (2015). EXPERIÊNCIAS DO OBSERVATÓRIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: EM FOCO AS PRÁTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. E-Mosaicos, 4(7), 63–71. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17125

Edição

Seção

ARTIGOS