ENSINO DA FOTOGRAFIA NO CAp-UERJ: FORMAÇÃO DO OLHAR E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Autores

  • Johannes Andreas Valentim

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17118

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17118

As práticas contemporâneas da fotografia e da imagem em movimento configuram-se como uma linguagem universal dos tempos atuais e apontam para a necessidade de uma educação do olhar e de uma nova configuração da assim chamada “alfabetização visual”. Nesse sentido, o ensino regular da fotografia no ambiente escolar vem conquistando espaços e buscando suas metodologias próprias.

Há muitos anos, o CAp-UERJ se destaca como uma instituição onde práticas artísticas em suas várias manifestações são valorizadas e oferecidas como disciplinas curriculares desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Hoje, o ensino da Fotografia ocorre no 9º ano do Ensino Fundamental e no 1o ano do Ensino Médio. Após uma breve reflexão sobre a natureza da imagem digital e seu distanciamento cada vez maior como registro do real, tratamos aqui do ensino da Fotografia no âmbito do CAp-UERJ e, de forma mais ampla, de alguns de seus desdobramentos na formação humanística dos jovens.

Downloads

Publicado

2015-07-04

Como Citar

Valentim, J. A. (2015). ENSINO DA FOTOGRAFIA NO CAp-UERJ: FORMAÇÃO DO OLHAR E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS. E-Mosaicos, 4(7), 27–38. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17118

Edição

Seção

ARTIGOS