A e-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) é uma publicação online, semestral, que se insere no polo de atuação dos educadores que se preocupam com a ampliação, a difusão e o compartilhamento de ideias e conhecimentos voltados à educação e, em particular, à educação básica. Nela são apresentadas discussões que englobam a formação para o exercício da cidadania plena e para a Formação Inicial e Continuada daqueles que se dedicam às práticas docentes em diferentes campos de atuação e conhecimento. A revista se insere nas áreas de Ensino, Educação e Interdisciplinaridade.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) que, em consonância com as novas possibilidades tecnológicas e culturais, tece mais uma conexão nessa rede de atores que, com criatividade e rigor, mapeiam metodologias e novas formas de aprender e ensinar.

A e-Mosaicos recebe, em fluxo contínuo, artigos que apresentam resultados ou processos de pesquisas e de práticas pedagógicas, que se ancorem na produção de saberes pelas diferentes áreas de conhecimento. Assim, contribui nos processos de formação continuada de professores, de formação inicial de estudantes de graduação e de pós-graduação, com vistas à atuação docente.

Esta revista eletrônica se constitui como espaço para ação e para compartilhamentos outros que reflitam suas intervenções no campo da produção científica considerando os eixos ensino, pesquisa, extensão e formação inicial e continuada de professores. A abordagem multidisciplinar é a nossa marca e se reflete em cada uma de suas seções.

Tem como objetivo, divulgar a produção acadêmico-científica que verse sobre educação, com ênfase nos campos da educação básica escolar e formação de professores e trazer para a cena temas e discussões que reflitam os contextos atuais da educação brasileira; possibilitar a divulgação de pesquisas em andamento e concluídas nos campos multidisciplinares de atuação da revista; viabilizar a divulgação de livros correlatos aos eixos da revista por meio da seção resenha; divulgar práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola, que contenham fundamentação teórico-metodológica, por meio da seção relatos de experiências; dialogar com temas da atualidade e que atendam o foco de ação da revista, a partir de artigos encomendados a pesquisadores escolhidos pelo Conselho Editorial; realizar entrevistas com pessoas do campo educacional que se destaquem na abordagem a temáticas consideradas relevantes para as reflexões acerca da educação básica e da formação docente.

A revista encontra-se estruturada em seções, a saber: artigos originais (submetidos à avaliação do Conselho Consultivo que é composto por professores doutores oriundos de universidade externas e, também, da UERJ), resenhas, entrevistas, artigos encomendados. De acordo com decisão do Conselho Editorial, poderão ser propostas edições especiais temáticas. A avaliação interna da trajetória da e-Mosaicos é realizada por meio de seu Conselho Editorial.

Todos os textos submetidos à revista deverão estar isentos de qualquer forma que possa identificar o(s) autor(es); principalmente, os textos identificados, notas de rodapé com afiliação ou indicação de sua origem, imagens que possam identificá-los, etc.. Recomenda-se, inclusive, que se elimine do texto os metadados referentes ao mesmo.

Todos os trabalhos (artigos, ensaios, relatos de experiência e resenhas) enviados à revista e-Mosaicos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas escolhidos pelo Conselho Editorial entre os conselheiros ad hoc, cadastrados na revista e com notório conhecimento sobre a(s) temática(s) do trabalho recebido. No mínimo, um dos pareceristas deverá ser escolhido entre aqueles com afiliação externa à Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

As avaliações são feitas em caráter duplo-cego (double blind peer review), extraindo-se do texto recebido qualquer informação de seu(s) autor(es) ou coautor(es), inclusive os metadados, a fim de garantir a isenção de suas avaliações, as quais fundamentam-se somente no mérito acadêmico.

Na hipótese de ocorrer avaliações divergentes entre os dois primeiros pareceristas, o trabalho será submetido a um terceiro avaliador, seguindo-se o mesmo modelo de avaliação supracitado.

Semestral em fluxo contínuo.

Primeira edição anual: janeiro / junho

Segunda edição anual: julho / dezembro

A revista e-Mosaicos não cobra taxa ou encargo (APCs) em qualquer fase do processo, desde a submissão até a publicação dos originais a ela submetidos.