DEMETRA: um periódico em constante aprimoramento

Autores

  • Ana Carolina Feldenheimer da Silva
  • Renata Brum Martucci

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2022.66157

Resumo

A Revista Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, antes Revista Ceres: Nutrição e Saúde, vem mantendo suas atividades desde o ano de 2006. Durante esses mais de 15 anos, a revista passou por mudanças e aprimoramentos, aumentando sua importância e relevância na missão de ampliar a comunicação de trabalhos científicos desenvolvidos no campo da Alimentação, Nutrição e Saúde.

De 2018 a 2021, a revista foi coordenada pelas Professoras Josely Koury e Luciana Castro, sucedendo as Professoras Fabiana Kraemer e Shirley Prado, todas do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio Janeiro, às quais agradecemos por toda dedicação e empenho na manutenção da publicação e pelo constante avanço na qualidade do periódico. Neste momento de renovação, também gostaríamos de agradecer à equipe editorial e aos editores associados e pareceristas, que têm o importante papel de fazer a revista acontecer. Nosso “muito obrigada” a todos.

Nos últimos anos, a revista passou por uma série de melhorias, como a indexação na plataforma LILACS, além da indexação em outras bases (J4F - Journals for Free; FMJ - Free Medical Journals; LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España  y Portugal; DOAJ - Directory of Open Access Journals; ROAD - Directory of Open Access Scholarly Resource; DRJI - Directory of Research Journals Index; OAJI - Open Academic Journals Index;  DIADORIM - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras; PERIÓDICA - Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias; GALE - Cengage-Learning; PERIÓDICOS CAPES; GOOGLE SCHOLAR; REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico), instituição de um Conselho Editorial Deliberativo, ampliação do corpo de editores assistentes, com representação das diversas regiões do país, readequação do layout da página da revista, instituição do fluxo contínuo para publicação de artigos, criação de perfil nas redes sociais e a manutenção de todas as atividades durante o período de isolamento social. Atualmente, a Revista Demetra é classificada como B4 na área da Nutrição (classificação QUALIS da Capes - 2016).

No próximo período, teremos novos desafios na condução da revista, como a indexação na plataforma SciELO e a manutenção dos patamares de qualidade alcançados. Reconhecemos que muito foi feito e que ainda há uma série de conquistas e desafios que se colocam na editoria de uma revista cada vez mais conceituada na área de Alimentação, Nutrição e Saúde. Para este ano, será publicado um suplemento temático sobre “Dietética e promoção da alimentação adequada e saudável”, sobre o qual divulgaremos mais notícias em breve. Esperamos poder oferecer, em um futuro próximo, a oportunidade de novos suplementos em outras áreas temáticas de interesse dos leitores.

Agradecemos o convite para ocupar a editoria da Revista Demetra e esperamos entregar para a comunidade acadêmica um trabalho à altura das expectativas. Sigamos juntos!

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Feldenheimer da Silva, A. C., & Brum Martucci, R. (2022). DEMETRA: um periódico em constante aprimoramento. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 17, e66157. https://doi.org/10.12957/demetra.2022.66157

Edição

Seção

Editorial