DESAFIOS À REFORMA CURRICULAR EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Autores

  • Ester de Queirós Costa Universidade Federal Fluminense
  • Josiane Roberto Domingues Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Reis Malheiros Universidade Federal Fluminense
  • Maria de Fátima Barros Jardim Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6210

Resumo

Estudo longitudinal, descritivo, com o objetivo de identificar os desafios persistentes à reforma curricular do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal Fluminense, comparando avaliações docentes das disciplinas realizadas em 2009 e 2011. Coletaram-se dados através de questionário com nove questões mistas seguindo orientação do Projeto Pedagógico do Curso. Participaram 23 professores em 2009 e 34 em 2011. Selecionaram-se avaliações das disciplinas cujos professores participaram simultaneamente em 2009 e 2011, debatendo-se resultados de 18 disciplinas sobre “contribuição da disciplina para formar competências”; “identificação das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas”; “articulação da teoria com a prática”; “integração entre conteúdos das disciplinas”; “integração ensino pesquisa e extensão”. Em 2009 e 2011 foram observadas: facilidade para “integrar conteúdos das disciplinas”, “teoria e prática” e “atividades de ensino e pesquisa”. Quanto à “contribuição das disciplinas para formar competências”: incremento de 30% para 56% dos professores que explicaram melhor como desenvolvê-las. Reduziram de 30% para 11% os professores que “implantam metodologias ativas de ensino-aprendizagem”. Finalmente, “integrar atividades de ensino e extensão” continuou como dificuldade: em 2009 e 2011 apenas um professor afirmou efetuá-la. O desafio para adotar metodologias ativas de ensino-aprendizagem e incrementar a extensão persiste. Acredita-se que o sucesso da reforma curricular está condicionado à participação de todos os atores envolvidos nesse processo, pois sua complexidade requer envolvimento de professores, estudantes e profissionais do serviço, a fim de compartilhar esforços entre sujeitos que detêm parcelas de conhecimento e poder.

DOI 10.12957/demetra.2013.6210

 

Biografia do Autor

Ester de Queirós Costa, Universidade Federal Fluminense

Atua no Departamento de Nutrição e Dietética, Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro, Universidade Federal Fluminense.

 

Josiane Roberto Domingues, Universidade Federal Fluminense

Atua no Departamento de Bromatologia, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense.

Luciana Reis Malheiros, Universidade Federal Fluminense

Atua no Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense.

Maria de Fátima Barros Jardim, Universidade Federal Fluminense

Atua no Departamento de Nutrição e Dietética, Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro, Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2013-10-28

Como Citar

Costa, E. de Q., Domingues, J. R., Malheiros, L. R., & Jardim, M. de F. B. (2013). DESAFIOS À REFORMA CURRICULAR EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 8(3), 469–485. https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6210

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS