Mapeamento das ações de educação em saúde, alimentação e nutrição no período de distanciamento social pela pandemia de Covid-19

Raphaella Leão Marra, Milena Serenini Bernardes, Camila Maciente Souza, Maysa Helena de Aguiar Toloni

Resumo


Introdução: Em dezembro de 2019, um novo vírus infeccioso denominado Sars-Cov-2 e relacionado à Síndrome Respiratória Aguda Grave foi identificado na China. A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou como Covid-19 a infecção causada por esse vírus. Diante da rápida propagação, no dia 11 de março de 2020, a OMS declarou estado de pandemia e exigiu que medidas de isolamento social fossem tomadas com o intuito de evitar sua disseminação. Nesse cenário, várias mudanças ocorreram no cotidiano das pessoas, inclusive em relação à alimentação. Objetivo: O objetivo deste estudo foi caracterizar as ações de educação online relacionadas a saúde, alimentação e nutrição durante o isolamento social devido à pandemia da Covid-19, com o intuito de descrevê-las conforme público-alvo, objetivos e meios de comunicação. Métodos: Estudo exploratório, que dispõe de pesquisas sobre ações em saúde, alimentação e nutrição realizados durante a pandemia do novo coronavírus em plataformas digitais oficiais. Resultados: Cinquenta e três ações identificadas atenderam aos critérios de inclusão do estudo e foram divididas em quatro grandes temas: Higiene e manipulação de alimentos; Patologias específicas de interesse da área de Alimentação e Nutrição; (In)segurança alimentar, aleitamento materno e gestação; e Educação alimentar e nutricional e orientação para profissionais da área de nutrição. Conclusão: É necessário elaborar instrumentos de comunicação e educação em saúde, com o objetivo de apoiar profissionais e demais indivíduos durante as práticas de saúde. Nesse contexto, os materiais expostos no presente estudo são importantes para amenizar as consequências da pandemia.


Palavras-chave


Pandemia. Covid-19. Isolamento social. Alimentação. Meios de comunicação sociais.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2021.54340

e-ISSN: 2238-913X


Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.