Ciclo do Marketing Digital como estratégia para otimizar a comunicação de informações ligadas à alimentação e nutrição, na mídia social Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2021.48812

Palavras-chave:

Ciências da Nutrição. Rede Social. Marketing. Comunicação. Educação Alimentar e Nutricional .

Resumo

Introdução: O Facebook é uma das mídias digitais mais utilizadas no mundo, sendo crescente o número de profissionais e instituições da área da saúde que a utilizam para promoção da saúde e autopromoção, porém, de modo intuitivo e sem planejamento. Objetivo: O presente estudo objetivou observar o impacto do emprego da ferramenta de marketing digital, “Ciclo do Marketing Digital”, em otimizar a comunicação de informações ligadas à alimentação e nutrição, na mídia social Facebook. Método: Foram acompanhadas as métricas (alcance, curtidas na página e em publicações, cliques em publicações, comentários e compartilhamentos) de  publicações efetuadas na página Dietécnica no Facebook em dois períodos distintos; entre 2013 e 2015, sem uso de ferramentas de marketing, e entre 2015 e 2017, com uso da mesma para planejar, produzir, executar e avaliar condutas. Resultados: O emprego da ferramenta contribuiu para a otimização do processo de comunicação de informações relacionadas à alimentação e nutrição, demonstrados pelo incremento de variáveis métricas, como alcance. Conclusão: Esta estratégia pode ser empregada por profissionais e instituições de saúde que buscam ocupar este ambiente para promoção da saúde de modo eficiente. Entretanto seu emprego, e das redes sociais como um todo, deve ser feito a partir do pensamento crítico quanto aos impactos que terá sobre o processo de comunicação em saúde e em sociedade, e como consequência para a promoção da saúde no cenário atual.

Publicado

2021-01-28

Como Citar

Santos, F. F. dos, & Pinto-e-Silva, M. E. M. (2021). Ciclo do Marketing Digital como estratégia para otimizar a comunicação de informações ligadas à alimentação e nutrição, na mídia social Facebook. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 16, e48812. https://doi.org/10.12957/demetra.2021.48812

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais em Alimentação