Ciclo do Marketing Digital como estratégia para otimizar a comunicação de informações ligadas à alimentação e nutrição, na mídia social Facebook

Fernanda Ferreira dos Santos, Maria Elisabeth Machado Pinto-e-Silva

Resumo


Introdução: O Facebook é uma das mídias digitais mais utilizadas no mundo, sendo crescente o número de profissionais e instituições da área da saúde que a utilizam para promoção da saúde e autopromoção, porém, de modo intuitivo e sem planejamento. Objetivo: O presente estudo objetivou observar o impacto do emprego da ferramenta de marketing digital, “Ciclo do Marketing Digital”, em otimizar a comunicação de informações ligadas à alimentação e nutrição, na mídia social Facebook. Método: Foram acompanhadas as métricas (alcance, curtidas na página e em publicações, cliques em publicações, comentários e compartilhamentos) de  publicações efetuadas na página Dietécnica no Facebook em dois períodos distintos; entre 2013 e 2015, sem uso de ferramentas de marketing, e entre 2015 e 2017, com uso da mesma para planejar, produzir, executar e avaliar condutas. Resultados: O emprego da ferramenta contribuiu para a otimização do processo de comunicação de informações relacionadas à alimentação e nutrição, demonstrados pelo incremento de variáveis métricas, como alcance. Conclusão: Esta estratégia pode ser empregada por profissionais e instituições de saúde que buscam ocupar este ambiente para promoção da saúde de modo eficiente. Entretanto seu emprego, e das redes sociais como um todo, deve ser feito a partir do pensamento crítico quanto aos impactos que terá sobre o processo de comunicação em saúde e em sociedade, e como consequência para a promoção da saúde no cenário atual.


Palavras-chave


Ciências da Nutrição. Rede Social. Marketing. Comunicação. Educação Alimentar e Nutricional .

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2021.48812

e-ISSN: 2238-913X


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