Aplicação de uma planilha de controle de estoque em uma unidade de alimentação e nutrição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.48364

Palavras-chave:

Alimentação coletiva. Estoque de segurança. Gestão de suprimentos.

Resumo

Introdução: O profissional nutricionista tem, entre suas atribuições, o planejamento de cardápios e o controle de estoque. Dentre as inúmeras atividades inerentes ao setor de alimentação coletiva, a importância da gestão de suprimentos pode passar despercebida e acarretar problemas na execução dos cardápios, gerando monotonia nos mesmos. Assim, ferramentas de controle são necessárias, visto que a monotonia alimentar pode acarretar problemas à saúde dos usuários. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo apresentar a elaboração e implantação de uma planilha de controle de estoque em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) de uma instituição de ensino superior pública. Métodos: O trabalho foi desenvolvido e executado no Restaurante Universitário da Escola Agrícola de Jundiaí, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizada no distrito de Jundiaí, Macaíba, Rio Grande do Norte, Brasil, com levantamento das fichas de controle. Resultados: O produto deste trabalho foi uma planilha no formato Excel® para controle dos gêneros alimentícios secos do estoque. Observou-se que, além de controlar a entrada e a saída dos gêneros, a planilha auxiliou na tomada de decisão de compra e reabastecimento de suprimentos. Conclusão: Diante dos objetivos almejados, a planilha foi desenvolvida e aplicada com êxito, alcançando a finalidade esperada pelo serviço.

Palavras-chave: Alimentação coletiva. Estoque de segurança. Gestão de suprimentos.

Biografia do Autor

Franciane Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2015), Campus Currais Novos-RN onde participou de um projeto de extensão com Manipuladores de alimentos, repassando conhecimentos sobre Higiene e Segurança Alimentar - Boas Práticas de Fabricação. Nutricionista pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA-UFRN). Faz parte do Grupo de Estudo em Comportamento, Alimentos e Nutrição (AliMente). Tem experiência em atendimento ambulatorial por meio de um projeto de extensão que participou na Clínica Escola de Nutrição da Faculdade, com supervisão das nutricionistas responsáveis. Fez parte de um grupo de pesquisa com ênfase em Nutrigenômica, observando danos nucleares nas células da mucosa bucal e correlacionando com fatores nutricionais. Foi monitora da disciplina de Biologia Celular, e das que compõem a área de Nutrição Clínica, sendo Tutora, posteriormente, da mesma área. Participou de um projeto de extensão para alunos do ensino médio, onde palestrou sobre o métodos de cultivo de células-tronco, e monitorou o mesmo grupo em demais atividades como aula prática em laboratório. Em um curto período adquiriu experiência em análises físico químicas em amostras de sucos de frutas derivados de polpa de fruta, concentrado, e de néctar de frutas.

Publicado

2020-08-31

Como Citar

da Silva, F. P., Galdino, A. B. da S., & Goes, P. A. de. (2020). Aplicação de uma planilha de controle de estoque em uma unidade de alimentação e nutrição. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e48364. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.48364

Edição

Seção

Alimentação para Coletividades