Avaliação das boas práticas em restaurantes do município de Joinville, Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.47036

Palavras-chave:

Serviços de alimentação. Vigilância Sanitária. Segurança dos alimentos. Controle de qualidade.

Resumo

Introdução: O aumento da alimentação fora de casa tem relação direta com a expansão dos serviços de alimentação. Por conta dessa expansão, tornam-se necessários estudos que avaliem as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas nos estabelecimentos. Objetivo: Avaliar as boas práticas de manipulação de alimentos em restaurantes de Joinville-SC. Método: Coleta de dados realizada por meio da aplicação da lista de verificação de boas práticas para serviços de alimentação (checklist), integrante da Resolução Normativa nº 3 da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, em conformidade com a RDC n° 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resultados: Aplicou-se a checklist em 30 restaurantes, sendo que apenas um foi classificado como plenamente satisfatório, com índice de adequação de 81,8%; dois foram classificados como satisfatórios, com média de 53,0% de conformidades; e os demais 27 estabelecimentos obtiveram índice de adequação inferior a 50,0%, sendo classificados como insatisfatórios. Conclusão: Considerando os resultados, se faz necessário adotar medidas operacionais e corretivas para controle dos pontos críticos. Estas devem ser realizadas e reforçadas pelos nutricionistas que atuam em restaurantes, com o objetivo de reduzir as não conformidades e, consequentemente, os riscos de doenças transmitidas por alimentos.

 

Biografia do Autor

Renata Carvalho Oliveira, Faculdade IELUSC

Doutora em Nutrição, Mestre em Nutrição, Especialista em Saúde da Familia, Pós-Graduada em Docência e Tutoria, Nutricionista, Faculdade IELUSC, Joinville, Santa Catarina.

Rosinei de Assis da Silveira, Faculdade IELUSC.

Acadêmico da 8a fase do curso de Nutrição, Faculdade IELUSC, Joinville, Santa Catarina.

Rafaella Mafra, Centro Universitário Avantis – UNIAVAN.

Mestre em Nutrição, Nutricionista, Centro Universitário Avantis – UNIAVAN, Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Oliveira, R. C., da Silveira, R. de A., & Mafra, R. (2020). Avaliação das boas práticas em restaurantes do município de Joinville, Santa Catarina. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e47036. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.47036

Edição

Seção

Alimentação para Coletividades