Atitudes de enfermeiros de equipe da Saúde da Família em relação à obesidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.46085

Palavras-chave:

Obesidade. Estigma social. Preconceito. Enfermeiras e enfermeiros.

Resumo

Introdução: A obesidade é uma doença multifatorial, crônica e um grande problema de saúde pública. Há muitos estigmas e estereótipos empregados à essa patologia e os pacientes obesos são, muitas vezes, considerados preguiçosos, incompetentes e responsáveis pelo seu ganho de peso. Os profissionais de saúde são relatados pelos pacientes como uma das principais fontes de aplicação desse estigma. Objetivo: Avaliar as atitudes dos enfermeiros em relação aos indivíduos obesos. Método: Foram convidados todos os enfermeiros das 66 equipes de Saúde da Família de Blumenau – SC para a participação na pesquisa. A coleta de dados incluiu a aplicação da Escala de Atitudes Antiobesidade com 34 questões, além de um questionário de entrevista estruturada elaborado pelos autores e auto preenchido com dados sociodemográficos e de saúde, com 14 questões, dentre elas peso e altura relatados pelos participantes para cálculo do Índice de Massa Corporal. Resultados: Participaram 42 enfermeiros, com predomínio do sexo feminino, estado nutricional prevalente de sobrepeso e a maioria relatou histórico de sobrepeso ou obesidade. Na Escala de Atitudes Antiobesidade, a maior média foi da subescala ‘controle de peso e culpa’, havendo associação estatisticamente significativa à afirmação ‘a maioria dos gordos compram muita besteira (‘junkfood’)’ com o fato de os participantes se considerarem com excesso de peso atualmente (p<0,05). Conclusão: Os resultados sugerem que os profissionais apresentam algumas atitudes antiobesidade frente a obesidade.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Geissler, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduanda do Curso de Nutrição da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Vanessa Korz, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Nutricionista - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Pós-graduação (especialização) em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional - Ganep Educação.

Pós-graduação (especialização) em Psicologia e Reeducação do Comportamento Alimentar - Instituto de Pesquisa, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Mestre em Saúde Coletiva - Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Docente do Curso de Nutrição da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Geissler, M. E., & Korz, V. (2020). Atitudes de enfermeiros de equipe da Saúde da Família em relação à obesidade. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e46085. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.46085

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva