Conhecimento e uso de rótulos nutricionais por consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.45847

Palavras-chave:

Informação nutricional. Rotulagem de Alimentos. Rotulagem Nutricional. Conhecimento.

Resumo

A rotulagem de alimentos é importante para a comunicação entre produtores e consumidores. No entanto, para ajudar os consumidores a ter maior autonomia em suas escolhas alimentares, é importante interpretar corretamente a rotulagem dos alimentos. Assim, esta pesquisa avaliou o conhecimento e o uso das informações nutricionais apresentadas nos rótulos dos alimentos. Pesquisa quantitativa, exploratória e transversal, realizada em 2018 em uma universidade pública no Brasil, com 415 consumidores com 18 anos ou mais. Para avaliar o conhecimento, aplicou-se questionário estruturado com pontuação de 0 a 24. Os dados foram analisados por meio de análise descritiva, correlação de Spearman e teste de Kruskal-Wallis e Mann Whitney. Participaram indivíduos com idade de 21,02 ± 2,89 anos, dos quais 58,31% eram do sexo feminino. Muitos consumidores liam frequentemente os rótulos dos alimentos (56,39%). A pontuação média de conhecimento foi de 14,99 ± 4,12. A média do escore de conhecimento foi afetada pela idade (p = 0,039) e renda (p = 0,020). Os participantes que utilizaram alegações nutricionais como critério de compra (p = 0,004) obtiveram maiores pontuações. Os maiores problemas na interpretação dos rótulos nutricionais estavam relacionados às reivindicações obrigatórias de nutrientes e aos termos "isento de gordura trans (0%)", "alimento funcional", "dieta" e "light". Considerando que a regulamentação dos rótulos de alimentos está em processo de revisão no Brasil, torna-se importante pesquisar seu uso e conhecimento por consumidores adultos jovens. Isso contribuirá para a discussão da revisão da legislação, além de ajudar os profissionais a orientarem os consumidores na interpretação dos rótulos.

 

Biografia do Autor

Ana Carolina Bail Morais, Federal University of Paraná

Nutritionist. Department of Nutrition, Federal University of Paraná, Curitiba, Paraná, Brazil

Lize Stangarlin-Fiori, Federal University of Paraná

Doctor. Department of Nutrition. Graduate Program in Food and Nutrition, Federal University of Paraná (Universidade Federal do Paraná - UFPR), Curitiba, Paraná, Brazil.

Renata Labronici Bertin, Federal University of Paraná

Doctor. Department of Nutrition, Federal University of Paraná (Universidade Federal do Paraná - UFPR), Curitiba, Paraná, Brazil.

Caroline Opolski Medeiros, UFPR

Doctor. Department of Nutrition, Federal University of Paraná (Universidade Federal do Paraná - UFPR), Curitiba, Paraná, Brazil

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Morais, A. C. B., Stangarlin-Fiori, L., Bertin, R. L., & Medeiros, C. O. (2020). Conhecimento e uso de rótulos nutricionais por consumidores. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e45847. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.45847

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva