Estado nutricional e qualidade de vida de pacientes em tratamento crônico de hemodiálise em lista de espera de um centro de transplante renal em Fortaleza, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.45827Palavras-chave:
Estado nutricional. Qualidade de vida. Doença renal crônica.Resumo
Objetivo: Investigar a associação entre o estado nutricional e a qualidade de vida de pacientes dialíticos em lista de espera para Transplante Renal (TxR) de um centro de transplante em Fortaleza, Ceará. Métodos: Estudo caráter transversal analítico, realizado entre agosto a outubro de 2018, no qual foram avaliados o estado nutricional (EN) e a qualidade de vida (QV), utilizando a versão brasileira do questionário SF-36, em 52 pacientes de um centro de TxR de um hospital universitário da rede pública de saúde. Resultados: Observou-se que a maioria dos pacientes eram eutróficos de acordo com os parâmetros índice de massa corporal (59,6%), circunferência do braço (48,1%) e circunferência muscular do braço (75,0%); no entanto, de acordo com prega cutânea triciptal, 59,6% da amostra encontrava-se desnutrida. Com relação às dimensões de QV, verificou-se que os “Aspectos Físicos” e “Estado Geral de Saúde” tiveram os piores escores, mas apresentaram associação significativa com o sexo feminino (p=0,046) e com o IMC (p=0,010), respectivamente. Já a dimensão “Capacidade Funcional” apresentou associação significativa com a população masculina (p=0,045). Conclusão: Observou-se comprometimento em algumas das dimensões de QV, as quais sugeriram guardar relação com o sexo e o EN. Assim, ressalta-se a importância da realização periódica do diagnóstico nutricional e da avaliação da QV, visto que os pacientes renais dialíticos listados merecem atenção especial, pois apresentam diversas fragilidades físicas, sociais e emocionais, que podem comprometer aspectos importantes no EN e na QV durante o cuidado antes e após o TXR e impactar no tratamento da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.