Dieta rica em triptofano pode influenciar a qualidade do sono em diferentes fases da vida

Lais Marins, Mariana Franchini, Jessica Fabia Polese, Valdete Guandalini, Juliana Barbosa Coitinho, Maria Teresa Martins Araújo

Resumo


Objetivo: Avaliar como a ingestão de triptofano (fontes alimentares e suplementação) influencia o ritmo circadiano e a qualidade do sono de humanos e animais em diferentes faixas etárias. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nos Portais de Periódicos PubMed e Capes, considerados no período de 1998 a 2020 nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. A questão norteadora foi: "A ingestão de triptofano através de fontes alimentares e suplementação interfere no ritmo circadiano e na qualidade do sono?”. Os seguintes critérios de inclusão foram utilizados: análise dos descritores (“tryptophan”, “diet”, “sleep”) no título ou resumo do artigo, contextualização da questão norteadora em todo o artigo, tipo de artigo e amostra estudada no artigo. Ao final, 12 artigos foram incluídos no estudo, sendo oito estudos realizados em humanos e quatro em animais. Resultados: Os 12 estudos mostraram que quando a dieta diurna e/ou noturna rica em triptofano, seja por fontes alimentares ou suplementação, é administrada em crianças (n=2), em adultos (n=6), em animais adultos (n=2) e animais jovens e velhos (n=2), houve significativa contribuição para a síntese de serotonina e melatonina. A presença desses mediadores alterou a cronobiologia do ciclo vigília-sono, interferindo na qualidade do sono de humanos e animais. Conclusão: Alimentos que afetam a disponibilidade de triptofano ou sua suplementação e a síntese de serotonina e melatonina foram capazes de organizar o sono dos recém-nascidos, melhorar o sono de adultos e idosos, independentemente dos períodos do dia. Assim, propostas de dietas cronobiologicamente formuladas com triptofano poderiam contribuir para abordagens terapêuticas de baixo custo que contornariam ou reduziriam os distúrbios do sono.


Palavras-chave


Dieta. Suplementos Nutricionais. Triptofano. Ritmo circadiano. Sono.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2020.44327

e-ISSN: 2238-913X


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