Dieta rica em triptofano pode influenciar a qualidade do sono em diferentes fases da vida
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.44327Palavras-chave:
Dieta. Suplementos Nutricionais. Triptofano. Ritmo circadiano. Sono.Resumo
Objetivo: Avaliar como a ingestão de triptofano (fontes alimentares e suplementação) influencia o ritmo circadiano e a qualidade do sono de humanos e animais em diferentes faixas etárias. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nos Portais de Periódicos PubMed e Capes, considerados no período de 1998 a 2020 nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. A questão norteadora foi: "A ingestão de triptofano através de fontes alimentares e suplementação interfere no ritmo circadiano e na qualidade do sono?”. Os seguintes critérios de inclusão foram utilizados: análise dos descritores (“tryptophan”, “diet”, “sleep”) no título ou resumo do artigo, contextualização da questão norteadora em todo o artigo, tipo de artigo e amostra estudada no artigo. Ao final, 12 artigos foram incluídos no estudo, sendo oito estudos realizados em humanos e quatro em animais. Resultados: Os 12 estudos mostraram que quando a dieta diurna e/ou noturna rica em triptofano, seja por fontes alimentares ou suplementação, é administrada em crianças (n=2), em adultos (n=6), em animais adultos (n=2) e animais jovens e velhos (n=2), houve significativa contribuição para a síntese de serotonina e melatonina. A presença desses mediadores alterou a cronobiologia do ciclo vigília-sono, interferindo na qualidade do sono de humanos e animais. Conclusão: Alimentos que afetam a disponibilidade de triptofano ou sua suplementação e a síntese de serotonina e melatonina foram capazes de organizar o sono dos recém-nascidos, melhorar o sono de adultos e idosos, independentemente dos períodos do dia. Assim, propostas de dietas cronobiologicamente formuladas com triptofano poderiam contribuir para abordagens terapêuticas de baixo custo que contornariam ou reduziriam os distúrbios do sono.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.