Quantificação de compostos fenólicos, poder antioxidante e teor de açúcares em produtos comerciais a base de Camellia sinensis L.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43410

Palavras-chave:

Camellia sinensis. Ação Antioxidante. Compostos Fenólicos. Açúcares. Chá.

Resumo

Objetivo: Analisar e comparar quantitativamente compostos fenólicos, capacidade antioxidante e açúcares presentes em infusões e extratos solúveis de Camellia sinensis L. Metodologia: O estudo apresenta delineamento inteiramente casualizado, utilizando amostras por conveniência. Foram adquiridas três amostras aleatórias de cada tipo de chá. As análises de compostos fenólicos totais e flavonoides foram determinadas pelo método colorimétrico de Folin-Ciocalteu e cloreto de alumínio, respectivamente, taninos totais por complexação com caseína e os condensados pelo método do butanol-HCl. A capacidade antioxidante, pela metodologia do ferricianeto e sequestro de radicais livres pelo radical 2,2-difenil-1-picril-hidrazil, e os açúcares redutores e não redutores, através do reagente ácido 3-5-dinitrossalicílico. Resultado: Os extratos infusos apresentaram quantidades significativamente maiores de compostos fenólicos totais e flavonoides em comparação ao solúvel. Esse comportamento foi o mesmo para os taninos e atividade antioxidante. As infusões obtiveram maior poder redutor e capacidade de redução do radical livre. Os extratos solúveis foram destaque, com maior presença de açúcares. Esses resultados foram confirmados pela literatura e não houve trabalhos realizados com extratos solúveis e metodologias semelhantes ao realizado aqui para comparação. Conclusão: As infusões estudadas no presente trabalho foram mais ricas em compostos bioativos e antioxidantes, favorecendo seus benefícios para a população, tendo os extratos solúveis maior presença de açúcares adicionais.

 

Biografia do Autor

Thássia Fernandes Santana de Macena, Universidade Federal do Tocantins

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Tocantins

Daiara Rakeli Simão Boyarski, Universidade Federal do Tocantins

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Tocantins

Denise Rocha Ramos Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Tocantins

Rodolfo Castilho Clemente, Universidade Federal do Tocantins

Docente do Curso de Nutrição, Universidade Federal do Tocantins

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Macena, T. F. S. de, Boyarski, D. R. S., Barbosa, D. R. R., & Clemente, R. C. (2020). Quantificação de compostos fenólicos, poder antioxidante e teor de açúcares em produtos comerciais a base de Camellia sinensis L. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e43410. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43410

Edição

Seção

Ciência e Tecnologia de Alimentos