AVALIAÇÃO DO USO DE UM MANUAL DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA "ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL"

Gláubia Rocha Barbosa Relvas, Gabriela dos Santos Buccini, Sonia Isoyama Venancio

Resumo


Objetivo: Avaliar a implementação do Manual de Apoio ao Tutor da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) – “o Manual”, elaborado para apoiar atividades de educação permanente (AEP) na atenção primária à saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa com abordagem quantitativa e qualitativa. A intervenção avaliada consistiu no uso do Manual pelos tutores de Embu das Artes-SP. O Manual propõe o desenvolvimento de cinco AEP com a equipe de saúde. A coleta de dados, antes e depois da intervenção, compreendeu: 1) teste de conhecimentos para tutores e trabalhadores; 2) questionário com os gerentes das unidades básicas de saúde (UBS) sobre a implementação da intervenção e o cumprimento dos critérios de certificação da EAAB propostos pelo Ministério da Saúde. Realizou-se uma oficina de escuta com informantes-chave sobre o uso do Manual. Empregou-se análise quantitativa dos indicadores de implementação e análise qualitativa da oficina de escuta. Resultados: O Manual foi utilizado por oito de 13 tutores. A mediana de realização de AEP nas UBS foi de 5 [0-5]. A média de acertos dos tutores (pré 31,43 ± 5,25; pós 34,86 ± 4,45; p=0,021) e trabalhadores (pré 26,09 ± 4,45; pós 30,28 ± 3,55; p=0,002) no teste de conhecimentos final foi maior do que no inicial. O número de critérios de certificação alcançados pelas UBS foi maior na pós-intervenção (mediana: pré 3 [1-6]; pós 5 [3-6]) e apresentou consistência com a percepção de mudanças dos gerentes, assim como com o número de AEP conduzidas pelos tutores.  Conclusões: O uso do Manual melhorou o conhecimento dos tutores e trabalhadores, e promoveu mudanças positivas no processo de trabalho das equipes.

DOI: 10.12957/demetra.2019.43322


Palavras-chave


Avaliação de programas e projetos de saúde. Nutrição da criança. Educação continuada. Atenção primária à saúde.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43322

e-ISSN: 2238-913X


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