Década de Ação em Nutrição: reflexões sobre a conjuntura brasileira

Autores

  • Dixis Figueroa Pedraza
  • Anahi Lins
  • Eduarda Santos
  • Maria Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43167

Palavras-chave:

Nutrição em Saúde Pública. Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação. Desenvolvimento Sustentável. Política Pública.

Resumo

Objetivo: Fazer uma reflexão sobre a conjuntura brasileira relacionada à Década de Ação em Nutrição. Métodos: Ensaio desenvolvido por meio de pesquisa teórica de base bibliográfica. Resultados: A Agenda 2030 surgiu como alternativa para discutir maneiras de melhorar o quadro de necessidades humanas e as condições do meio ambiente de maneira sustentável. A nutrição tem papel de destaque nesse sentido, sendo ao menos 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao estado nutricional. Nesse contexto, a Década de Ação em Nutrição está permeada em seis dos 17 ODS e focada no segundo que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e nutricional, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Como signatário da Década de Ação em Nutrição, o Brasil declarou, por meio de seis pilares, seu acordo internacional com a melhoria da qualidade da alimentação da sua população e com a promoção de um sistema alimentar sustentável. Este ensaio destaca os pilares segundo e terceiro, que enfocam a importância da cobertura universal de ações em nutrição nos sistemas de saúde e da proteção social. Realiza-se uma reflexão acerca da incorporação das ações de nutrição no sistema de saúde brasileiro e da relevância do Programa Bolsa Família na proteção social de grupos vulneráveis no país. Conclusão: Verifica-se como desafios a atuação do nutricionista, o trabalho interdisciplinar e a capacitação dos profissionais de saúde na implantação das ações de alimentação e nutrição nos serviços de saúde. Destaca-se a necessidade de mudanças estruturais no Programa Bolsa Família.

 

Biografia do Autor

Dixis Figueroa Pedraza

Bacharel em Alimentos pela Universidad de La Habana (1995), Mestrado em Nutrição em Saúde Pública pelo Instituto Superior de Ciencias Médicas de La Habana (2000) e Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual da Paraíba. Nessa instituição é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. É membro do corpo editorial da Revista Brasileira em Promoção da Saúde (1806-1222). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança alimentar e nutricional, crescimento e estado nutricional de micronutrientes, análise nutricional de crianças pré-escolares, análise nutricional de populações em iniquidade social, avaliação das ações de alimentação e nutrição no contexto da Estratégia Saúde da Família.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Pedraza, D. F., Lins, A., Santos, E., & Oliveira, M. (2020). Década de Ação em Nutrição: reflexões sobre a conjuntura brasileira. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e43167. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.43167

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva