AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS SOBRE ADOÇANTES

Autores

  • Tiemi Saito Faculdade Católica Salesina do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
  • Rackelly Borges Pereira Faculdade Católica Salesina do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.
  • Mírian Patrícia Castro Pereira Paixão Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2013.4239

Resumo

A terapia nutricional é essencial para o controle metabólico em diabéticos. O uso de adoçantes em substituição ao açúcar é comum, pois estes atribuem doçura aos alimentos sem aumentar a glicemia. O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento de indivíduos portadores de diabetes mellitus atendidos no Centro de Referência Ambulatorial de Carapina, Serra/ES, quanto ao consumo de adoçantes. Os dados de 100 voluntários diabéticos foram coletados entre agosto e outubro de 2010, através de questionário sobre o consumo desse produto. Verificou-se que o uso de adoçante é frequente na população estudada, principalmente do tipo líquido, em comparação com outros produtos dietéticos, e também foi possível identificar que 91,2% dos entrevistados passaram a utilizar adoçante somente após o diagnóstico da doença. No que concerne à escolha do adoçante, observou-se que é principalmente influenciada pelo sabor (52,75%) e que os mesmos controlam a quantidade utilizada. Dentre os outros produtos dietéticos citados, o refrigerante foi o mais consumido. Também se constatou que 59% não sabem diferenciar diet de light, e que 63% não têm o hábito de ler o rótulo dos alimentos. Conclui-se que é necessário ofertar maiores esclarecimentos aos diabéticos quanto ao uso adequado dos adoçantes e produtos dietéticos por parte dos profissionais de saúde, com inclusão de informações nutricionais mais completas e compreensíveis nos rótulos desses produtos.

Biografia do Autor

Tiemi Saito, Faculdade Católica Salesina do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Curso de Graduação em Nutrição. Faculdade Católica Salesina do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Rackelly Borges Pereira, Faculdade Católica Salesina do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Curso de Graduação em Nutrição. Faculdade Católica Salesina do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Mírian Patrícia Castro Pereira Paixão, Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Docente, Curso de Graduação em Nutrição. Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Publicado

2013-05-14

Como Citar

Saito, T., Pereira, R. B., & Paixão, M. P. C. P. (2013). AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS SOBRE ADOÇANTES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 8(1), 39–51. https://doi.org/10.12957/demetra.2013.4239

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS