Apreensões de trabalhadores hospitalares sobre orientações para o cuidado de pessoas em nutrição enteral domiciliar

Aline Leda Oliveira, Fernanda Carolina Camargo, Jordana Moreira Almeida, Damiana Aparecida Trindade Monteiro, Estefânia Maria Soares Pereira

Resumo


Objetivo: Analisar apreensões de trabalhadores hospitalares sobre orientações para o cuidado de pessoas adultas e idosas em nutrição enteral domiciliar. Métodos: Abordagem qualitativa por intervenção hermenêutico-dialética, orientada pela Teoria da Difusão de Inovações. Realizou-se encontro único, mediado por grupo focal em uma oficina de trabalho, em agosto de 2018, junto à equipe multiprofissional de um hospital público de ensino (n=14 participantes). Registros textuais resultantes da oficina foram analisados por categorias semânticas. Resultados: Participantes reportaram tempo médio de atuação de 11 anos no hospital de ensino; 50% apresentavam pós-graduação.Aspectos condicionantes para orientações qualificadas na alta hospitalar e no cuidado doméstico permearam dificuldades relacionadas à rotina e ao trabalho em equipe, como a interação e a comunicação entre as diferentes categorias; dificuldades relacionadas ao cuidado continuado em rede de serviços de saúde devido à fragmentação dos pontos de atenção. A integração ensino-serviço foi apontada como potencialidade para a superação dessas limitações. Conclusão: A abordagem permitiu reconhecer condições contextualizadas para orientação ao cuidado domiciliar de pessoas com sonda e nutrição enteral, a partir das equipes hospitalares, que podem coincidir com cenários similares e também incrementar a produção científica nacional sobre o tema, ainda escassa.

 


Palavras-chave


Alta do paciente. Nutrição enteral. Conhecimentos, atitudes e práticas em saúde. Equipe de assistência ao paciente. Tecnologia educacional.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2020.41995

e-ISSN: 2238-913X


Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.