Concordância entre cintura hipertrigliceridêmica e cintura estatura hipertrigliceridêmica em trabalhadores em turnos alternantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.41279

Palavras-chave:

Fator de risco. Doenças cardiovasculares. Triglicerídeos. Antropometria.

Resumo

Objetivos: Avaliar a concordância entre fenótipo de cintura hipertrigliceridêmica e fenótipo cintura estatura hipertrigliceridêmica, e a associação desses fenótipos com alterações antropométricas, bioquímicas e clínicas em homens adultos com risco metabólico aumentado pela exposição ao turno alternante. Métodos: Estudo transversal realizado com 678 trabalhadores do sexo masculino. O fenótipo de cintura hipertrigliceridêmica foi definido pelo perímetro da cintura ≥ 94 cm e triglicérides ≥ 150 mg/dL; o fenótipo cintura estatura hipertrigliceridêmica pela razão cintura estatura ≥ 0,5; e triglicérides ≥ 150mg/dL. Foram avaliados o índice de massa corporal, pressão arterial, colesterol total, high-density lipoprotein colesterol, low-density lipoprotein colesterol, triglicérides e glicemia de jejum. O teste Kappa foi utilizado para avaliar a concordância entre os fenótipos e o teste Qui-quadrado de Pearson, para verificar a associação entre os fenótipos e os componentes de risco para doenças cardiovasculares. Para todos os testes, o nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: A concordância entre o fenótipo de cintura hipertrigliceridêmica e o fenótipo cintura estatura hipertrigliceridêmica foi significativa e substancial. Ambos fenótipos foram relacionados significativamente com índice de massa corporal, colesterol total, high-density lipoprotein colesterol e pressão arterial aumentados. Conclusões: Sugere-se o uso do fenótipo cintura estatura hipertrigliceridemica, já que demonstrou associações que se mantiveram independentemente da faixa etária e identificou maior proporção de trabalhadores em turnos alternantes com componentes de risco cardiovascular.

Biografia do Autor

Stephanie Rosa Carvalho

Bacharel em Nutrição

Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição

Contribuição:

Stephanie Rosa de Carvalho: participação na idealização do desenho do estudo, participação na coleta, análise e interpretação dos dados, participação na redação do estudo.

 

Virginia Capistrano Fajardo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Saúde e Nutrição

Doutoranda na Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

 

Virginia Capistrano Fajardo: participação na idealização do desenho do estudo, participação na coleta, análise e interpretação dos dados, participação na redação do estudo, participação na revisão final e aprovação do manuscrito para submissão.

Endereço para correspondência:

Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Medicina sala 204.

Rua Dois, Campus Universitário - Morro do Cruzeiro, 697

35400-000 - Ouro Preto, MG - Brasil

Tel.: +55 31 3559 1060

Amanda Popolino Diniz

Bacharel em Nutrição

Mestrando na Pós Graduação em Saúde e Nutrição

Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição

Amanda Popolino Diniz: participação na análise e interpretação dos dados, participação na redação do estudo, participação na revisão final e aprovação do manuscrito para submissão.

Luiz Antônio Alves Menezes Junior

Bacharel em Nutrição

Mestrando na Pós Graduação em Saúde e Nutrição

Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição

Luiz Antônio Alves de Menezes Junior: participação na análise e interpretação dos dados, participação na redação do estudo, participação na revisão final.

Raimundo Marques Nascimento Neto

Doutor em Cardiologia

Professor do Departamento de Clínica Médica

Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Medicina

Raimundo Marques do Nascimento Neto: participação na idealização do desenho do estudo, participação na revisão final e aprovação do manuscrito para submissão.

Silvia Nascimento Freitas

Doutora em Saúde Pública

Professora do Departamento de Nutrição Clínica e Social

Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição

Silvia Nascimento de Freitas: participação na idealização do desenho do estudo, participação na revisão final e aprovação do manuscrito para submissão.

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Carvalho, S. R., Fajardo, V. C., Diniz, A. P., Menezes Junior, L. A. A., Nascimento Neto, R. M., & Freitas, S. N. (2020). Concordância entre cintura hipertrigliceridêmica e cintura estatura hipertrigliceridêmica em trabalhadores em turnos alternantes. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e41279. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.41279

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva