CRIANÇAS COM DIFICULDADES ALIMENTARES CONSOMEM PROTEÍNAS E SUPLEMENTOS LÁCTEOS EM QUANTIDADES EXCESSIVAS – COMO ROMPER ESTE CICLO?

Autores

  • Priscila Maximino
  • Rachel H V Machado
  • Raquel Ricci
  • Cláudia de Cássia Ramos
  • Maria Júlia Russo de Carvalho
  • Mauro Fisberg

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.37449

Palavras-chave:

Dificuldade alimentar. Crianças. Ingestão dietética. Proteínas. Leite. Suplementação nutricional

Resumo

Objetivos: Identificar o perfil de consumo de leite e proteínas em crianças com dificuldades alimentares (DA), comparar a ingestão às recomendações para idade e buscar associação com padrões da DA. Métodos: Estudo transversal retrospectivo com 119 crianças entre seis meses e 14 anos (poder amostral >90%). Coletaram-se de prontuários: idade, sexo, tipo de DA, dosagens de hemoglobina e ferritina, IMC, padrão de seletividade alimentar, ingestão de macronutrientes e padrões da ingestão de leite (exceto leite materno), queixa alimentar, estilo parental materno, práticas coercivas e hábitos de autoalimentação. Utilizaram-se testes t-Student, Anova, GLM e correlação de Spearman, nível de significância menor que 5% e IC 95%. Resultados e discussão: Houve consumo proteico absoluto diário excessivo em todas as faixas etárias (p<0,024), e a maior contribuição percentual de leite para o consumo proteico total se deu abaixo de três anos (51,7% a 55%). A ingestão isolada de leite supriu de 80% a 138% das necessidades proteicas diárias (abaixo de 8 anos). Crianças com uso de suplementos lácteos tenderam para redução de consumo de alimentos não lácteos. O maior consumo proteico e de leite se associou ao perfil indulgente das mães (p=0,033) e a hábitos coercitivos (p=0,043), sem relação com as demais variáveis. Conclusões: Houve ingestão proteica excessiva e relação entre ingestão reduzida de outras fontes proteicas e uso de suplementos de base láctea. Comportamentos maternos indulgentes e coercivos foram associados ao maior consumo de leite. Reforça-se a necessidade de orientação quanto à substituição de refeições e suplementação nutricional em quadros de DA.

DOI: 10.12957/demetra.2019.37449

 

 

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Maximino, P., Machado, R. H. V., Ricci, R., Ramos, C. de C., de Carvalho, M. J. R., & Fisberg, M. (2019). CRIANÇAS COM DIFICULDADES ALIMENTARES CONSOMEM PROTEÍNAS E SUPLEMENTOS LÁCTEOS EM QUANTIDADES EXCESSIVAS – COMO ROMPER ESTE CICLO?. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e37449. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.37449

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva