EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO NUTRICIONISTA ATUANTE NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UM PANORAMA BRASILEIRO

Géssica Mercia Almeida, Simoni Urbano Silva, Gabriela Benevides Soares, Nicolly Patrícia Gregório, Lucilene Maria Sousa, Estelamaris Tronco Monego

Resumo


Estudo nacional que objetivou caracterizar o perfil de nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e analisar as ações de educação alimentar e nutricional realizadas, bem como os fatores que motivam e dificultam a realização dessas práticas. Pesquisa exploratória, quali-quantitativa, realizada por meio de entrevista telefônica com 388 nutricionistas (etapa quantitativa) e presencial com 55 nutricionistas (etapa qualitativa). A análise dos dados foi descritiva e as informações qualitativas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. O perfil dos nutricionistas indica atuação no programa há menos de um ano (32,5%) e vínculo por concurso público (55,7%); 87,9% dos municípios não atendem aos parâmetros numéricos de profissional por alunado conforme a legislação, mas em sua maioria são realizadas ações de educação alimentar e nutricional (85,1%). Essas ações são predominantemente palestras (72,5%), e com frequência semestral nas escolas e creches (38,8% e 40,1%, respectivamente). A formação de hábitos alimentares saudáveis e a aceitabilidade da alimentação escolar são fatores que estimulam a realização da educação alimentar e nutricional. Os discursos expressam dificuldades como falta de tempo, de condições de trabalho, de profissionais e de formação sobre o tema; baixa articulação do tema “alimentação e nutrição” no currículo escolar; falta de sensibilização da comunidade escolar; e não reconhecimento da alimentação como direito.

DOI: 10.12957/demetra.2018.36604


Palavras-chave


Alimentação escolar. Nutricionista. Educação alimentar e nutricional. Política pública.



DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2018.36604

e-ISSN: 2238-913X


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