EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO NUTRICIONISTA ATUANTE NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UM PANORAMA BRASILEIRO

Autores

  • Géssica Mercia Almeida Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG) http://orcid.org/0000-0002-5722-7260
  • Simoni Urbano Silva Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde
  • Gabriela Benevides Soares Universidade Federal de Goiás
  • Nicolly Patrícia Gregório Professora substituta da Universidade Federal do Tocantins
  • Lucilene Maria Sousa Docente da Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0003-4466-6819
  • Estelamaris Tronco Monego Professora Titular aposentada pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.36604

Palavras-chave:

Alimentação escolar. Nutricionista. Educação alimentar e nutricional. Política pública.

Resumo

Estudo nacional que objetivou caracterizar o perfil de nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e analisar as ações de educação alimentar e nutricional realizadas, bem como os fatores que motivam e dificultam a realização dessas práticas. Pesquisa exploratória, quali-quantitativa, realizada por meio de entrevista telefônica com 388 nutricionistas (etapa quantitativa) e presencial com 55 nutricionistas (etapa qualitativa). A análise dos dados foi descritiva e as informações qualitativas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. O perfil dos nutricionistas indica atuação no programa há menos de um ano (32,5%) e vínculo por concurso público (55,7%); 87,9% dos municípios não atendem aos parâmetros numéricos de profissional por alunado conforme a legislação, mas em sua maioria são realizadas ações de educação alimentar e nutricional (85,1%). Essas ações são predominantemente palestras (72,5%), e com frequência semestral nas escolas e creches (38,8% e 40,1%, respectivamente). A formação de hábitos alimentares saudáveis e a aceitabilidade da alimentação escolar são fatores que estimulam a realização da educação alimentar e nutricional. Os discursos expressam dificuldades como falta de tempo, de condições de trabalho, de profissionais e de formação sobre o tema; baixa articulação do tema “alimentação e nutrição” no currículo escolar; falta de sensibilização da comunidade escolar; e não reconhecimento da alimentação como direito.

DOI: 10.12957/demetra.2018.36604

Biografia do Autor

Géssica Mercia Almeida, Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT/UFG). Doutoranda em Nutrição Humana, na linha de Nutrição Social, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2014). Graduada em Nutrição (2011). Tem experiência na área de Nutrição em Saúde Pública, com ênfase em: segurança alimentar e nutricional, alimentação escolar, educação alimentar e nutricional, e promoção da saúde.

Simoni Urbano Silva, Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

Graduada em Nutrição e Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tecnologista em Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Agravos à Saúde na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília.

Gabriela Benevides Soares, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa de Segurança Alimentar e Nutricional. Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Nutrição em Saúde Pública, com ênfase em: segurança alimentar e nutricional, alimentação escolar e educação alimentar e nutricional. Atualmente Nutricionista na equipe do Nucleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Itacajá-TO.

Nicolly Patrícia Gregório, Professora substituta da Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Paranaense (2009), Pós Graduação em Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição pelo Pontifícia Universidade Católica (2012) e mestrado em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2014). Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí (2010/2011), Diretoria Regional de Educação de Guaraí (2011/2012), Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (2014). Coordenadora de Unidade de Pós Graduação da Faculdade Laboro - Unidade Palmas - Tocantins (2014-2017).

Lucilene Maria Sousa, Docente da Universidade Federal de Goiás

Graduação em Nutrição pela Universidade de Brasília (UnB) (1998), Mestrado em Ciências da Saúde pela UnB (2002), Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela FIOCRUZ-Brasília (2008) e Doutorado em Ciências da Saúde/UnB (2010). Atua como Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG (gestão 2018-2021). Docente da área de Saúde Pública do curso de Nutrição da UFG (FANUT/UFG), desde ago/2002 e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina-UFG. Atuou como diretora da FANUT/UFG (jul/2013 a ago/2017); coordenadora do curso de Nutrição da UFG (ago/2017 a dez/2017) e coordenadora de gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da UFG (2017). Atuação nas áreas temáticas: ensino na saúde, formação de profissionais em saúde, educação médica, avaliação curricular e segurança alimentar e nutricional. Linha de pesquisa: processo educativo no trabalho em saúde. Revisora de periódicos da Revista de Ciência & Saúde Coletiva, de Nutrição, Alimentos e Nutrição, entre outros.

Estelamaris Tronco Monego, Professora Titular aposentada pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Titular aposentada pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), Especialização em Nutrição Clinica pela UFRJ (1981), Especialização em Saúde Pública pela FIOCRUZ-UFG (1984), Mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo consorcio UNB-UFG-UFMS (2005). Foi professora da Faculdade de Nutrição - UFG no período de 1980 a 2017. A trajetória profissional evidencia uma larga experiência em Saúde Pública/Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança alimentar e nutricional, promoção da saúde e nutrição na atenção básica. Atualmente se vincula a atividades de responsabilidade social com foco na inclusão social e sociobiodiversidade.

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Almeida, G. M., Silva, S. U., Soares, G. B., Gregório, N. P., Sousa, L. M., & Monego, E. T. (2018). EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO NUTRICIONISTA ATUANTE NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UM PANORAMA BRASILEIRO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(4), 851–873. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.36604

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE