AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA DIETA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO RECIFE - PE

Autores

  • Lizelda Maria de Araújo Hospital Barão de Lucena
  • Marina Hortência da Silva Barros Hospital Barão de Lucena
  • Maria Izabel Siqueira de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Edvânia César de Araújo Hospital Barão de Lucena
  • Cláudia Mota dos Santos Hospital Barão de Lucena
  • Keila Fernandes Dourado Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.28913

Palavras-chave:

Obesidade Infantil. Antropometria. Consumo Alimentar. Inflamação.

Resumo

Objetivos: Avaliar a qualidade da dieta de crianças e adolescentes com excesso de peso atendidos no ambulatório de nutrição de um hospital público de Recife, Pernambuco.  Métodos: Estudo transversal, com crianças e adolescentes com diagnóstico de excesso de peso, atendidos no ambulatório de nutrição de um hospital público de Recife. No período de março a setembro de 2015, foram coletadas variáveis sociodemográficas, comportamentais, antropométricas e dietéticas. A qualidade da dieta foi avaliada através do Índice de Alimentação Saudável Adaptado (IASad) e do Fator Inflamatório (FI). As análises estatísticas foram feitas no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, sendo confirmada significância estatística quando p < 0,05. Resultados: Dos 30 pacientes estudados, houve maior percentagem de adolescentes (66,7%) e do sexo masculino (63,3%). Nenhum paciente avaliado apresentou dieta de boa qualidade. O IASad se associou com sexo, consulta com nutricionista, atividade física, refeições com a família, refeições na frente da TV e circunferência do pescoço. Já o FI se associou apenas com o consumo de fibras.  Conclusões: Evidenciou-se elevada proporção de dieta pró-inflamatória entre os pacientes com excesso de peso, verificando-se que nenhum deles obteve uma dieta de boa qualidade.

DOI: 10.12957/demetra.2018.28913

 

Biografia do Autor

Lizelda Maria de Araújo, Hospital Barão de Lucena

Residente de Nutrição Clínica do Hospital Barão de Lucena no período de 2014 a 2016. Atualmente faz Mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco.

Marina Hortência da Silva Barros, Hospital Barão de Lucena

Residente de Nutrição Clínica do Hospital Barão de Lucena no período de 2014 a 2016. Atualmente faz Mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Izabel Siqueira de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco no período de 2014 - 2016. Atualmente faz Doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco.

Edvânia César de Araújo, Hospital Barão de Lucena

Nutricionista do ambulatório de nutrição do Hospital Barão de Lucena. Preceptora da Residência em Nutrição Clínica do Hospital Barão de Lucena.

Cláudia Mota dos Santos, Hospital Barão de Lucena

Nutricionista do Hospital Barão de Lucena e Coordenadora da Instituição Executora da Residência em Nutrição Clínica do Hospital Barão de Lucena.

Keila Fernandes Dourado, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunto III do Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) - UFPE na área de Nutrição Clínica. Coordenadora da Instituição Formadora da Residência em Nutrição Clínica do Hospital Barão de Lucena.

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Araújo, L. M. de, Barros, M. H. da S., Andrade, M. I. S. de, Araújo, E. C. de, Santos, C. M. dos, & Dourado, K. F. (2018). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA DIETA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO RECIFE - PE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 13(1), 165–180. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.28913

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE