MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO COMO FERRAMENTA PARA INVESTIGAR NOÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Ana Luiza Sander Scarparo, Tania Beatriz Iwaszko Marques

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade de utilizar o Método Clínico Piagetiano para investigar a compreensão sobre a alimentação saudável, verificando se as noções apresentadas pelos sujeitos se aproximam do conceito preconizado nos documentos oficiais brasileiros. O instrumento proposto consiste em uma entrevista clínica, que tem como suporte material a estrutura de um supermercado e um roteiro semiestruturado com situações e perguntas a ser feitas ao entrevistado. Para auxiliar na análise dos dados coletados na entrevista, estruturaram-se as características dos diferentes níveis relacionados ao conceito de alimentação saudável. Os níveis são elaborados considerando a estrutura de pensamento que o sujeito utilizou no momento de responder aos questionamentos do entrevistador. No primeiro nível, o sujeito utiliza em suas explicações apenas uma variável envolvida no conceito de alimentação saudável ou vale-se, em um momento, de um aspecto e, em nova situação, de outro. No segundo nível, passa a trabalhar com variáveis diferentes, referindo distintos aspectos relacionados à alimentação saudável, mas eles encontram-se isolados, não são concatenados entre si, parecendo ser independentes na interpretação do sujeito. No terceiro nível, o sujeito compreende a relação existente entre as variáveis da alimentação saudável, aplicando em diversas situações e contextos. Assinala-se que levar em consideração que os sujeitos apresentam diferentes níveis de compreensão com relação ao conceito de alimentação saudável poderá contribuir significativamente para o planejamento de futuras ações de educação alimentar e nutricional, tanto para indivíduos como para coletividades. Acredita-se que o instrumento construído pode vir a ser mais uma ferramenta utilizada no diagnóstico nutricional.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28434

 


Palavras-chave


Alimentação saudável. Entrevista. Educação. Diagnóstico. Formação de Conceito.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28434

e-ISSN: 2238-913X


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