PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES EM UM MUNICÍPIO DO VALE DO JEQUITINHONHA

Autores

  • Elisângela Christina Siqueira Marques Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Romero Alves Teixeira Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Silvia Regina Paes Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28065

Palavras-chave:

Vitamina A. Deficiência de vitamina A. Programas e políticas de nutrição e alimentação. Educação em saúde.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram identificar práticas relacionadas ao Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e revelar representações sociais de mães de crianças beneficiárias acerca da vitamina A, da Deficiência de Vitamina A e do programa em um município do Vale do Jequitinhonha. Foram adotadas a abordagem qualitativa e a Teoria das Representações Sociais. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e focalizadas em 20 mães, sendo essas entrevistas submetidas à análise de conteúdo temática. Este estudo mostrou que a suplementação de vitamina A tem sido uma estratégia vinculada ao Programa Nacional de Imunização e que a prática de suplementação tem sido desacompanhada de um adequado processo de comunicação, informação e educação voltado à população beneficiária. Demonstrou que entre as mães predomina a falta de conhecimento sobre o programa e a Deficiência de Vitamina A. Revelou que algumas mães veem a vitamina A como a “vitamina do posto”, o que indica a concepção primária desse nutriente como medicamento e não como elemento constituinte dos alimentos. Apontou a concepção da vitamina A como vacina ou simplesmente como uma vitamina (de forma genérica), e, por fim, que essa vitamina é valorizada pelas mães, mesmo que, em alguns momentos, elas não compreendam sua importância. Conclui-se que é indispensável o desenvolvimento/fortalecimento de atividades educativas voltadas à população sobre a Deficiência de Vitamina A e as ações voltadas à sua prevenção/controle. Além disso, são necessárias reflexões sobre as representações que esse programa tem deixado para as famílias beneficiárias, por parte dos profissionais que atuam no seu desenvolvimento.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28065

 

 

Biografia do Autor

Elisângela Christina Siqueira Marques, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Nutrição e é Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Atua como Auditora Assistencial do SUS, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Nutrição e Saúde Pública.

Romero Alves Teixeira, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Nutrição pela UFOP (1995), Mestre em Ciência Animal pela UFMG (2003) e Doutor em Ciências da Saúde pela UFMG (2010). Atualmente é professor Adjunto IV na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Leciona na graduação em Nutrição e no Programa de pós-graduação Interdisciplinar em Saúde, Sociedade & Ambiente. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Nutrição, com ênfase em Promoção da Saúde, Vigilância da Saúde, Saúde Ambiental e Análise Nutricional de população, atuando principalmente nos seguintes temas: Promoção da Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, Vigilância em Saúde, Avaliação Nutricional, Alimentação Escolar, Nutrição na Atenção Primária em Saúde, Epidemiologia Nutricional e Consumo Alimentar.

Silvia Regina Paes, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991e1992), Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998 e 2003). Atualmente é Profa. Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus JK; Profa. do Mestrado Profissional "Saúde, Sociedade & Ambiente" e Mestrado Acadêmico em Estudos Rurais da UFVJM. Orienta pesquisa de mestrado e iniciação científica na área interdisciplinar, com interface na saúde coletiva. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia rural com os seguintes temas: cultura caiçara, saúde, educação ambiental, conhecimento tradicional e cultura tradicional; em Sociologia Rural, atuando e pesquisando junto às comunidades de pequenos agricultores e quilombolas; ênfase nas representações sociais e nos estudos de memória.

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Marques, E. C. S., Teixeira, R. A., & Paes, S. R. (2017). PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES EM UM MUNICÍPIO DO VALE DO JEQUITINHONHA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(4), 1165–1183. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28065

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE