PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÃES EM UM MUNICÍPIO DO VALE DO JEQUITINHONHA

Elisângela Christina Siqueira Marques, Romero Alves Teixeira, Silvia Regina Paes

Resumo


Os objetivos deste estudo foram identificar práticas relacionadas ao Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e revelar representações sociais de mães de crianças beneficiárias acerca da vitamina A, da Deficiência de Vitamina A e do programa em um município do Vale do Jequitinhonha. Foram adotadas a abordagem qualitativa e a Teoria das Representações Sociais. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e focalizadas em 20 mães, sendo essas entrevistas submetidas à análise de conteúdo temática. Este estudo mostrou que a suplementação de vitamina A tem sido uma estratégia vinculada ao Programa Nacional de Imunização e que a prática de suplementação tem sido desacompanhada de um adequado processo de comunicação, informação e educação voltado à população beneficiária. Demonstrou que entre as mães predomina a falta de conhecimento sobre o programa e a Deficiência de Vitamina A. Revelou que algumas mães veem a vitamina A como a “vitamina do posto”, o que indica a concepção primária desse nutriente como medicamento e não como elemento constituinte dos alimentos. Apontou a concepção da vitamina A como vacina ou simplesmente como uma vitamina (de forma genérica), e, por fim, que essa vitamina é valorizada pelas mães, mesmo que, em alguns momentos, elas não compreendam sua importância. Conclui-se que é indispensável o desenvolvimento/fortalecimento de atividades educativas voltadas à população sobre a Deficiência de Vitamina A e as ações voltadas à sua prevenção/controle. Além disso, são necessárias reflexões sobre as representações que esse programa tem deixado para as famílias beneficiárias, por parte dos profissionais que atuam no seu desenvolvimento.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28065

 

 


Palavras-chave


Vitamina A. Deficiência de vitamina A. Programas e políticas de nutrição e alimentação. Educação em saúde.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28065

e-ISSN: 2238-913X


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