O QUEIJO MINAS ARTESANAL NA REGIÃO DA MATA MINEIRA: SEU SABER-FAZER E SUAS REPRESENTAÇÕES

Autores

  • Belisa Lamas Gaudereto Universidade Federal de Viçosa
  • Luciano Rodrigues Costa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.23535

Palavras-chave:

Saber-fazer. Representações. Queijo Minas. Tradição. Zona da Mata. Diversidade Cultural.

Resumo

O presente artigo foi elaborado após uma pesquisa realizada com produtores de Queijo Minas artesanal, Patrimônio Imaterial Brasileiro, residentes na Zona da Mata de Minas Gerais – Brasil. Nosso objetivo foi analisar quais as representações desses queijeiros sobre o saber-fazer envolvido na fabricação de seus queijos e como elas se articulam com as leis sanitárias que regulam esse saber. Para tanto, ancorou-se em teorias sobre o saber-fazer e representações coletivas, que contribuíram para ir ao campo e, posteriormente, analisá-lo. A partir das observações participantes e conversas realizadas com os produtores e seus familiares, previamente aprovadas pelo Comitê de Ética, foi possível perceber que as representações sobre esse saber-fazer ultrapassam o momento e o tempo, nos quais o queijo é feito. Como um alimento produzido dentro ou muito próximo da unidade doméstica, todos os espaços a ela pertencentes contribuem para a construção de representações e dialogam cotidianamente com o próprio saber-fazer. Nesse contexto, o saber-fazer pode ser considerado fruto da articulação de uma série de esferas circundantes da vida e história desses indivíduos.

DOI: 10.12957/demetra.2016.23535

 

Biografia do Autor

Belisa Lamas Gaudereto, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Mestranda em Extensão Rural, Universidade Federal de Viçosa.

Luciano Rodrigues Costa, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professor Adjunto do Departamento de Economia Rural, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Viçosa.

Publicado

2017-01-06

Como Citar

Gaudereto, B. L., & Costa, L. R. (2017). O QUEIJO MINAS ARTESANAL NA REGIÃO DA MATA MINEIRA: SEU SABER-FAZER E SUAS REPRESENTAÇÕES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(Supl.), 1119–1134. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.23535

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE