SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA

Jussara Maysa Silva Campos, Rita de Cássia de Almeida Coelho Akutsu

Resumo


Frente à constatação do papel das mulheres para a SAN, bem como da interferência dos fatores socioeconômicos, entre eles a educação, a presente pesquisa apresenta uma revisão integrativa desses assuntos. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa que apresenta publicações científicas das bases de dados Science Direct® e Scielo®, entre 2004 e 2014 sobre os temas “SAN e gênero” e “SAN e educação” (em línguas portuguesa e inglesa) para identificar a abordagem integrada dos referidos temas. Selecionaram-se publicações segundo os princípios da investigação integrativa, tendo como critérios de inclusão: citação das palavras chave nos títulos dos artigos, médias dos fatores de impacto do período de 2004 a 2013 e ano das publicações. Realizou-se a categorização dos principais temas emergentes nas publicações selecionadas. Analisou-seos conteúdos publicados, vislumbrando suas convergências ou divergências entre outros dados nacionais e/ou internacionais. Conclui-se que as publicações selecionadas ratificaram os avanços brasileiros da SAN quanto ao Direito Humano à Alimentação Adequada e que apesar da maior vulnerabilidade feminina (e das famílias chefiadas por elas) à insegurança alimentar, são inegáveis as contribuições das mulheres na promoção de SAN no Brasil e no mundo. Destaca-se a recomendação da relevância do desenvolvimento de outras pesquisas na temática “SAN e Educação” sob a ótica de processos educativos emancipatórios, além da educação nutricional tradicional relacionada à promoção de hábitos saudáveis. Também se identificou a importância de estudos brasileiros que relacionem “SAN e gênero”, com objetivo de auxiliar na promoção da equidade dessas relações, potencializando assim a atuação feminina para SAN.

DOI: 10.12957/demetra.2016.22517

 


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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22517

e-ISSN: 2238-913X


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