SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA

Autores

  • Jussara Maysa Silva Campos Universidade de Brasília
  • Rita de Cássia de Almeida Coelho Akutsu Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22517

Palavras-chave:

Food and Nutrition Security, Education and Gender. Review.

Resumo

Frente à constatação do papel das mulheres para a SAN, bem como da interferência dos fatores socioeconômicos, entre eles a educação, a presente pesquisa apresenta uma revisão integrativa desses assuntos. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa que apresenta publicações científicas das bases de dados Science Direct® e Scielo®, entre 2004 e 2014 sobre os temas “SAN e gênero” e “SAN e educação” (em línguas portuguesa e inglesa) para identificar a abordagem integrada dos referidos temas. Selecionaram-se publicações segundo os princípios da investigação integrativa, tendo como critérios de inclusão: citação das palavras chave nos títulos dos artigos, médias dos fatores de impacto do período de 2004 a 2013 e ano das publicações. Realizou-se a categorização dos principais temas emergentes nas publicações selecionadas. Analisou-seos conteúdos publicados, vislumbrando suas convergências ou divergências entre outros dados nacionais e/ou internacionais. Conclui-se que as publicações selecionadas ratificaram os avanços brasileiros da SAN quanto ao Direito Humano à Alimentação Adequada e que apesar da maior vulnerabilidade feminina (e das famílias chefiadas por elas) à insegurança alimentar, são inegáveis as contribuições das mulheres na promoção de SAN no Brasil e no mundo. Destaca-se a recomendação da relevância do desenvolvimento de outras pesquisas na temática “SAN e Educação” sob a ótica de processos educativos emancipatórios, além da educação nutricional tradicional relacionada à promoção de hábitos saudáveis. Também se identificou a importância de estudos brasileiros que relacionem “SAN e gênero”, com objetivo de auxiliar na promoção da equidade dessas relações, potencializando assim a atuação feminina para SAN.

DOI: 10.12957/demetra.2016.22517

 

Biografia do Autor

Jussara Maysa Silva Campos, Universidade de Brasília

Doutorado em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Especialista em Vigilância Alimentar e Nutricional Indígena pela Fundação Oswaldo Cruz e especilista em Qualidade em alimentos e graduada em nutrição pela Universidade de Brasília.

Responsável técnica desde 2011 pelo Programa Mulheres Mil da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do ministério da Educação, sendo que desde 2013 em nível nacional.

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Campos, J. M. S., & Akutsu, R. de C. de A. C. (2016). SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(Supl.), 1277–1295. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22517

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE