EU TENHO UM CORPO GORDO, E AGORA? RELATOS DE MULHERES OBESAS QUE PARTICIPARAM DE UMA INTERVENÇÃO NÃO PRESCRITIVA, MULTIDISCIPLINAR E BASEADA NA ABORDAGEM “HEALTH AT EVERY SIZE®”

Autores

  • Mariana Dimitrov Ulian Universidade de São Paulo
  • Bruno Gualano
  • Fabiana B. Benatti
  • Patricia L. de Campos-Ferraz
  • Odilon J. Roble
  • Bruno T. Modesto
  • Gabriel T. de Medeiros
  • Ramiro F. Unsain
  • Priscila de M. Sato
  • Ana Carolina Machado Poppe
  • Fernanda Baeza Scagliusi

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22501

Palavras-chave:

obesidade, intervenção não prescritiva, Health at Every Size, imagem corporal, estudo qualitativo

Resumo

Objetivou-se analisar qualitativamente a percepção de mulheres obesas sobre ter um corpo gordo e como elas vivenciaram e foram impactadas por essa condição corporal antes e depois de participarem de uma intervenção não prescritiva, multidisciplinar e baseada na abordagem “Health atEverySize®”. Trata-se de ensaio clínico prospectivo, quasi-experimental, com um ano de duração. Os dados qualitativos foram coletados por meio da condução de três grupos focais e de entrevistas individuais semiestruturadas. Inicialmente, 30 participantes foram recrutadas; 14 concluíram a intervenção. A partir dos dados dos grupos focais e das entrevistas individuais, três eixos interpretativos foram criados: 1) impactos do corpo gordo; 2) opiniões sobre o próprio corpo e a docilidade do corpo gordo; e 3) movimentação do corpo. As participantes relataram que o corpo gordo impactou na construção de aspectos da sua personalidade, diminuindo, por exemplo, possibilidades de vínculos e interações sociais. A partir dos estímulos da intervenção proposta, segundo as percepções das participantes, tais aspectos foram positivamente afetados. Elas também relataram ter sofrido experiências de assédio moral e discriminação por causa de seus corpos. A partir da exposição às estratégias desta intervenção, as participantes relataram se sentir mais empoderadas para lidar com expectativas acerca de seus corpos e mais confortáveis com sua condição corporal atual. Por fim, relataram transitar de experiências negativas associadas à movimentação do corpo para experiências positivas com as mesmas, motivando-as a inserir mais atividades físicas em suas rotinas, além de proporcionar ganhos fisiológicos e psicológicos.

DOI: 10.12957/demetra.2016.22501

 

 

 

 

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Dimitrov Ulian, M., Gualano, B., B. Benatti, F., L. de Campos-Ferraz, P., Roble, O. J., T. Modesto, B., … Baeza Scagliusi, F. (2016). EU TENHO UM CORPO GORDO, E AGORA? RELATOS DE MULHERES OBESAS QUE PARTICIPARAM DE UMA INTERVENÇÃO NÃO PRESCRITIVA, MULTIDISCIPLINAR E BASEADA NA ABORDAGEM “HEALTH AT EVERY SIZE®”. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(3), 697–722. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22501