ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE DO FISHBURGER DE ACARÁ-AÇU (LOBOTESSURINAMENSIS) NO MERCADO MACAPAENSE – AP, BRASIL

Marilu Teixeira Amaral, Fredson Costa Rodrigues, Pauliana Leão de Souza, Érica Antunes Jimenez

Resumo


O mercado consumidor cada vez mais exige produtos inovadores e de qualidade, e para suprir tal demanda é necessário que experimentos com diferentes produtos sejam realizados. A análise sensorial é um método rápido e eficaz para avaliar a aceitabilidade de novos produtos no mercado de alimentos. Diante disso, o presente trabalho procurou avaliar o grau de aceitação do fishburger de Acará-açu no mercado macapaense. A análise sensorial foi feita por 145 degustadores não treinados e selecionados aleatoriamente, os quais atribuíram notas de 1 a 9 (1=desgostei extremamente; 9=gostei extremamente), segundo escala hedônica, para os seguintes atributos: sabor, aroma, textura, cor, teor de sal e aceitação geral.  Para a intenção de compra as notas atribuídas pelos degustadores variaram de 1 a 5 (1=certamente não compraria o produto; 5=certamente compraria o produto). A partir das características sensoriais observadas neste estudo, percebeu-se que as amostras de fishburger de Acará-açu submetidos à análise sensorial obtiveram índice de aceitabilidade superior a 82% para todos os atributos estudados e a intenção de compra foi confirmada por 80% dos provadores, o que configura indicativo da viabilidade da produção desse produto e distribuição no mercado de alimentos.

DOI: 10.12957/demetra.2016.18445


Palavras-chave


Análise sensorial. Tecnologia de Alimentos. Intenção de compra.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2016.18445