PREVALÊNCIA DE ANEMIA EM GESTANTES ACOMPANHADAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE

Autores

  • Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula Faculdade ASCES. Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico
  • Elaine Aparecida da Silva Gomes Faculdade ASCES. Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico
  • Islane Carla da Silva Faculdade ASCES. Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.17431

Palavras-chave:

Anemia ferropriva, Gestante, Hemoglobina.

Resumo

Objetivo: Verificar a prevalência de anemia em gestantes acompanhadas nas unidades básicas de saúde do município de Caruaru, Pernambuco. Métodos: Estudo transversal, de natureza quantitativa, realizado a partir de dados secundários extraídos do banco de informações da pesquisa intitulada “Estado nutricional de gestantes: aspectos metodológicos epidemiológicos e implicações na assistência pré-natal”. Realizou-se um recorte com as informações do referido município, sendo a amostra composta por 141 gestantes. A retirada de dados foi orientada por um instrumento contendo as variáveis de interesse do estudo, que envolviam aspectos sociodemográficos, antecedentes obstétricos e dados da gravidez atual. O desfecho “anemia” foi considerado como Hb < 11 mg/dl, segundo critérios adotados pela Organização Mundial da Saúde. Utilizou-se software Epi-info 7 para realizar as análises descritivas e bivariadas.  Resultados: A prevalência de anemia encontrada foi de apenas 5%. Maiores frequências de anemia foram observadas em gestantes adolescentes, com baixa escolaridade, pertencentes a menores classes econômicas, que realizaram apenas uma a duas consultas pré-natais, com início de acompanhamento no 2º e 3º trimestres e sem tratamento antianêmico na gestação atual. A análise bivariada não mostrou associação entre o desfecho “anemia” e as variáveis explanatórias avaliadas. Conclusão: Os achados desta pesquisa mostraram baixa prevalência de anemia pelos níveis de hemoglobina no município de Caruaru-PE, sugerindo a necessidade de novas investigações sobre os fatores envolvidos na determinação desta deficiência nutricional.

DOI: 10.12957/demetra.2016.17431

 

 

Biografia do Autor

Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula, Faculdade ASCES. Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico

Doutoranda em Saúde Materno Infantil. Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Recife, PE, Brasil.

Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil.

Elaine Aparecida da Silva Gomes, Faculdade ASCES. Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico

Enfermeira. Egressa do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil.

Islane Carla da Silva, Faculdade ASCES. Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico

Enfermeira. Egressa do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade ASCES. Caruaru, PE, Brasil.

Publicado

2016-07-09

Como Citar

Paula, W. K. A. S. de, Gomes, E. A. da S., & Silva, I. C. da. (2016). PREVALÊNCIA DE ANEMIA EM GESTANTES ACOMPANHADAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(2), 415–426. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.17431

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE